Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
03:10:59
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

10/04/2019 às 08:39

Produção de leite diminui em Mato Grosso, mas preço pago ao produtor melhora

Bruno Bortolozo

Produção de leite diminui em Mato Grosso, mas preço pago ao produtor melhora

Foto: Seagro/TO

Em 2018 a produção de leite em Mato Grosso diminuiu 1,12%, no comparativo com o ano anterior, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Por outro lado o valor pago ao produtor tem sido melhor neste ano. O motivo é a alta das cotações dos principais grãos usados na dieta dos animais, como o milho e o farelo de soja. Contudo, tem prejudicado a relação de troca do produtor e, por consequência, o desempenho do animal.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, o preço do milho em valores reais, só para se ter ideia, aumentou 14,92% no comparativo com 2017.

“No entanto, para 2019 as perspectivas são favoráveis: se as condições climáticas contribuírem, a oferta de grãos em Mato Grosso tende a ser satisfatória, o que pode pressionar os preços no mercado doméstico. Nesse sentido, vale a pena o produtor ficar atento ao melhor momento de compra destes insumos -que geralmente são mais atrativos no 2º semestre ou então utilizar formas alternativas de nutrição a fim de mitigar seus custos”, informou o Imea.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet