Cuiabá, sexta-feira, 19/07/2019
17:40:08
informe o texto

Notícias / Mato Grosso

10/04/2019 às 08:50

Mais de 16 mil pessoas devem se imunizar contra a Influenza em Sorriso

Campanha Nacional de Vacinação começou nesta quarta (10) e vai até 31 de maio.

Bruno Bortolozo

Mais de 16 mil pessoas devem se imunizar contra a Influenza em Sorriso

Foto: Adriano Carneiro/Assessoria

Começou nesta quarta-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O período de imunização termina no dia 31 de maio. Em Sorriso, Norte de Mato Grosso, as doses já estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USF).

O Ministério da Saúde orienta que nesta primeira fase devem ser vacinadas as crianças a partir de 6 meses de vida, até 5 anos 11 meses e 29 dias, além das grávidas em qualquer período gestacional. 

O dia de Mobilização Nacional, conhecido como dia “D” contra a influenza, está marcado para 4 de maio. Nesta data todas as unidades de saúde estarão abertas para disponibilizar a dose.

A partir de 22 de abril todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose. Fazem parte dos grupos que devem se imunizar, além das gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, além dos funcionários do sistema prisional.

Quem é portador de alguma doença crônica não transmissível, como diabetes, hipertensão e câncer, e ainda pessoas que têm outras condições clínicas especiais, também devem se vacinar contra a gripe. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

Em Sorriso 16.583 mil pessoas devem receber a imunização. A meta é atingir 90% dos grupos elegíveis para vacinação. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A definição é feita pelo Ministério da Saúde, respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. 
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Qual seu posicionamento em relação a Reforma da Previdência?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet