Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
06:06:05
informe o texto

Notícias / Polícia

12/04/2019 às 12:21

Mais de nove mil pessoas foram conduzidas à delegacia pela Polícia Militar neste trimestre

Desse total, 2.994 foram presas em flagrante durante as ações e operações realizadas nos 141 municípios do Estado

Luzia Araújo

Mais de nove mil pessoas foram conduzidas à delegacia pela Polícia Militar neste trimestre

Foto: PMMT

Mais de nove mil pessoas foram conduzidas à delegacia pela Polícia Militar neste trimestre em Mato Grosso. Desse total, 2.994 foram presas em flagrante durante as ações e operações realizadas nos 141 municípios do Estado. 

De acordo com os dados apresentados pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Josenildo José de Assis, em coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira (12), de janeiro a março deste ano, 9.335 pessoas foram conduzidas à delegacia, sendo que 2.994 foram em flagrante e outras 397 por mandado de prisão em aberto. 

“Isso reflete justamente o trabalho ostensivo dos policiais.  Não se prende ninguém com mandado de prisão em aberto sem abordar, checar e se não tiver conhecimento policial para identificar uma informação, documento ou nome falso, que são as práticas comuns de quem está com mandado em aberto. Isto mostra que os nossos policiais estão fazendo a parte deles, que é retirar de circulação os criminosos”, disse o coronel. 

No decorrer dos 100 primeiros dias do ano foram desenvolvidas operações policiais que foram traçadas para potencializar as ações operacionais e de repressão da instituição. Ao todo, 17 operações foram realizadas, entre elas a Ostensividade Cuiabá e Várzea, Guardião e Mamom, que fortaleceu o policiamento próximo a agências bancárias nos dias de pagamento de salário. “Mesmo com a fragmentação do pagamento, na qual ficou definido três grandes datas, tivemos quase o índice zero nas ocorrências que são tipicamente praticadas em agências bancárias, como as saidinhas de banco”, disse o comandante. 

Os trabalhos resultaram ainda na confecção de 19.507 boletins de ocorrências, sendo que 1.155 foram relacionados ao tráfico de drogas. Os policiais apreenderam 864,5kg de entorpecentes, 89 armas falsas, 453 armas de fogo e recuperaram 639 veículos, entre carros e motocicletas. 

Ações no trânsito e unidades escolares

No trânsito, 21.529 veículos foram abordados neste trimestre. Desse total, 13.586 foram notificados por apresentar alguma irregularidade. A embriaguez ao volante também foi combatida pela Polícia Militar, que aplicou 3.341 testes de alcoolemia em condutores. Os exames resultaram na prisão de 17 motoristas. 

“Uma cidade que possui um trânsito disciplinado tem um baixo índice de criminalidade, porque a presença de um policial realizando uma barreira inibe qualquer atividade criminosa que possa ocorrer”, destacou Josenildo.    
Nas escolas, os policiais militares promoveram ações preventivas, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, realizando 47.475 atendimentos e formando 7.643 estudantes da educação infantil, 5º e 7º ano. “Nossa ideia é potencializar esse trabalho, porque entendemos que não adianta só atuar na repressão. A prevenção primária também é muito importante para formar bons cidadãos e termos menos crimes no futuro”, ressaltou o comandante. 
 
O coronel também comentou sobre a redução nos índices de homicídio, roubo e furto, em Cuiabá e Várzea Grande, no trimestre dos três últimos anos. “Graças ao empenho dos nossos policiais nas ações e operações desenvolvidas e também com a contribuição de todos os órgãos de segurança pública, estamos conseguindo manter esses números”, disse o comandante.  
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet