Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
12:18:19
informe o texto

Notícias / Geral

15/04/2019 às 09:08

Santa Casa: ‘A que ponto chegamos, crianças fazendo movimento pela reabertura da unidade’

O deputado estadual, Lúdio Cabral, reiterou a necessidade de a Prefeitura de Cuiabá fazer uma intervenção financeira no hospital

Luana Valentim

Santa Casa: ‘A que ponto chegamos, crianças fazendo movimento pela reabertura da unidade’

Foto: Reprodução da internet

O deputado estadual, Lúdio Cabral (PT), reiterou a necessidade de a Prefeitura de Cuiabá fazer uma intervenção financeira na Santa Casa de Misericórdia. A declaração foi feita ao Leiagora nesta sexta-feira (12).
 
Recentemente, Lúdio entrou com uma ação na Justiça para que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) faça uma intervenção administrativa na Santa Casa, que está de portas fechadas desde 11 de março, por falta de repasses à instituição, agravando os atrasos nos pagamentos dos salários dos funcionários e serviços complementares, afetando o atendimento.
 
Lúdio ressaltou a importância do hospital filantrópico, que hoje é referência em oncologia pediátrica e atende pacientes de todo o Estado.
 
“A Santa Casa, por mais que se esforce, não consegue colocar os serviços em andamento. A unidade hospitalar é essencial para os cidadãos, com leitos de UTI, porta de entrada para urgência e emergência, além de ser referência em oncologia pediátrica”, disse.
 
O deputado relatou que, na audiência pública realizada em março, foi feito alguns encaminhamentos constituindo um Comitê Técnico para elaborar um plano emergencial e encaminhar ao Ministério da Saúde que fez um compromisso de que enviaria recursos.
 
Também pediu que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa coloque na mesma mesa o governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito, para que assim possam encontrar uma solução para a Santa Casa. “O Comitê Técnico não foi criado e os gestores transferiram a responsabilidade à Comissão da Santa Casa mais uma vez”.
 
Lúdio explicou que a intervenção da prefeitura, tecnicamente, se chama requisição administrativa que implica na ocupação do hospital, como a estrutura física, equipamentos, os funcionários e coloca a Santa Casa em funcionamento novamente.
 
“Olha a que ponto chegamos, crianças pacientes de oncologia pediátrica tendo que fazer um movimento para pedir a reabertura da unidade”, disparou.

Saiba Mais: ‘Estamos pedindo socorro’, protestam crianças em prol da Santa Casa
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet