Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
11:17:40
informe o texto

Notícias / Judiciário

15/04/2019 às 09:11

Projeto de Lei sobre bem-estar animal conta apoio de veterinários e zootecnistas

O PL estabelece diretrizes para garantir atendimento aos princípios do bem-estar dos animais domésticos e silvestres em diversas atividades.

Maisa Martinelli

Projeto de Lei sobre bem-estar animal conta apoio de veterinários e zootecnistas

Foto: Decom/CFMV

O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, e o deputado Ruy Carneiro (PSDB-PB) protocolaram na última quinta-feira (11) o Projeto de Lei nº 2237/2019, que determina diretrizes para garantir atendimento aos princípios do bem-estar dos animais domésticos e silvestres em diversas atividades.

Essa é a primeira vez que um órgão que representa as categorias da Medicina Veterinária e Zootecnia é consultado para a elaboração de um Projeto de Lei (PL) em prol do bem-estar animal no Congresso Nacional.

“O PL é um marco na parceria entre o CFMV e o Poder Legislativo. Verificamos que existem várias propostas disseminadas sobre o mesmo assunto no Congresso. Consolidamos em um só documento o que há de melhor sobre o tema. Colaboramos como profissionais envolvidos diretamente na questão”, afirma Almeida.

Segundo o CFMV, a maior preocupação que o órgão levou em conta ao estabelecer o texto do projeto foi adequar o conteúdo à Resolução CFMV nº 1.236/2018, que dispõe sobre a definição de maus tratos a animais, numa tentativa de aliar produção animal ao bem-estar.

Além disso, os técnicos da autarquia levaram em conta diversas atividades relacionadas à utilização de animais, como a experimentação, criação, produção e comércio, aliando, também, a saúde humana.

O assessor técnico jurídico de relações institucionais do CFMV, Rodrigo Montezuma, também participou da apresentação do PL.

Com informações da assessoria.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Sueli 16/04/2019 às 00:00

    Maravilhoso, deveria haver muitas pessoas envolvidas nesse projeto. Deveria haver parceria com os 3 Poderes para ter locais para castração gratuita é um lugar para os animais se recuperarem. É um crime, como tem monstros que judiam dos bichos. Resgatei 3 cachorros de rua, uma grávida de 11 filhotes. Eu denuncio e faço questão de não manter anonimato! Conta comigo! Parabéns!

  • Angela Maria de Souza 15/04/2019 às 00:00

    Parabéns pela inativa. Sugiro acabar com CCZS e colocar um castramovel que funcione em dada município de todo o território nacional.

 
Sitevip Internet