Cuiabá, sexta-feira, 18/10/2019
02:40:33
informe o texto

Notícias / Política

15/04/2019 às 14:59

Eleição para o Senado pode ocorrer junto com as municipais

O diretor-geral do TRE declarou que, em dois anos, cinco eleições para prefeito e vice-prefeito foram feitas em cinco municípios de MT

Luana Valentim

Eleição para o Senado pode ocorrer junto com as municipais

Foto: Reprodução da internet

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral, Nilson Bezerra, declarou que, ao longo desses dois anos, cinco eleições para prefeito e vice-prefeito foram feitas em cinco municípios mato-grossenses, considerando então algo corriqueiro e ordinário. Ele reconhece, porém, que essa é uma eleição muito mais difícil por envolver todo o Estado.

A declaração foi feita, em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (15), na Corte Eleitoral.

“A ideia é que a eleição custe algo em torno de metade do que custaria uma eleição municipal, ou seja, estamos nesse momento agora levantando a proposta de eleição para 2020 e a eleição deve custar algo em torno desse valor, talvez algo próximo de R$ 10 milhões”, afirmou.

Questionado se há possibilidade de a eleição para o Senado ser junto com as municipais, o diretor explicou que isso só pode ocorrer se a decisão do Tribunal Superior Eleitoral for próxima ao pleito de 2020, mas se acontecer ainda em 2019, será necessário fazer uma específica para senador.

Referente ao montante envolvido na eleição, Bezerra disse que em 2011, o TRE ajuizou uma ação que responsabilizava aqueles que causaram a realização das novas eleições, ou seja, a pessoa que fraldou a eleição anterior, no caso, cobrar o valor a ser gasto da senadora cassada Selma Arruda (PSL).

“Entretanto, em 2015 a lei foi alterada e atualmente não temos permissivo legal para cobrar essas eleições, ou seja, ela será custeada integralmente com recurso público sem possibilidade nenhuma de ressarcimento por parte de quem deu causa a realização de um novo pleito”, frisou.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Como você acha que está a violência em Mato Grosso neste ano?

Você deve selecionar uma opção
Enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet