Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
18:02:27
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

15/04/2019 às 15:18

Conab aponta aumento de 3,4% na produção de grãos

Isso significa que, caso se confirme, será alcançada a segunda maior marca da série histórica.

Bruno Bortolozo

Conab aponta aumento de 3,4% na produção de grãos

Foto: Reprodução

A safra de grãos no Brasil deve chegar a 235,3 milhões de tonelada. O aumento com relação à temporada passada, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab),  é de 3,4%, ou seja 7,7 milhões de toneladas a mais.

Isso significa que, caso se confirme, será a segunda maior marca da série histórica. As principais culturas são a soja, o milho, o arroz e o algodão, que juntas representam 94,5% da safra.

Ainda de acordo com a Conab, o aumento da área plantada dessas culturas, exceto a do arroz, fez com que  houvesse crescimento de 2,1% em relação à safra anterior, alcançando 63 milhões de hectares. 

A estimativa de produção da soja é de 113,8 milhões de toneladas. Se confirmada, será a terceira maior safra da série histórica, mesmo com queda de 4,6% no comparativo com a temporada anterior, que obtém a primeira posição na série histórica.

Quanto a área plantada da oleaginosa, o crescimento foi de 1,8%, chegando a 35 milhões de hectares.
O milho também teve grande contribuição para o bom desempenho desta safra.

A previsão é colher 94 milhões de toneladas do milho total, com aumento de 16,5% no comparativo com a última safra, com a ajuda do milho segunda safra, que registra cerca de 68,1 milhões de toneladas.

Já o algodão em pluma pode chegar a 2,6 milhões de toneladas, com aumento aproximado de 32% frente à safra 2017/18. O acréscimo é de 35% na área plantada, chegando a 1,17 milhão de hectares.

Enquanto isso o arroz registrou uma produção de 10,7 milhões de toneladas, com queda de 11,7% na área, que também sofreu redução de 13,5%.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet