Cuiabá, sábado, 20/04/2024
07:40:55
informe o texto

Notícias / Política

16/04/2019 às 10:17

Naco trabalhará para que políticos sejam processados no cargo

Para ele, o sistema atualmente é falho e muitos respondem aos processos e investigações após deixarem o mandato

Fernanda Leite

O coordenador do Núcleo de Ações de Competência Originária Criminal (Naco Criminal), procurador de Justiça Domingos Sávio de Barros, afirmou que o Ministério Público Estadual (MPE) pretende fazer com que políticos respondam por atos de corrupção e outros tipos de ações inadequadas enquanto ainda exercem os mandatos.

Para ele, o sistema atualmente é falho e muitos respondem aos processos e investigações após deixarem o mandato. “ Tanto o MP e a polícia têm dificuldades e agora iremos fortalecer. Queremos que essas pessoas sejam processadas durante o exercício do mandato delas. Isso é uma falha, a gente percebe que existem vários processos antes da ação penal e a pessoa perde o cargo e aí tem que descer para a 1ª instância”, comentou.

Conforme o promotor, são 40 processos tramitando no Tribunal de Justiça de Mato Grosso com pessoas detentoras de foro privilegiado. “Esse convênio entre o Naco  e o governo vai agilizar todos esses processos. Os inquéritos  que estão nas delegacias e na Defaz (Delegacia Fazendária) serão mais ágeis. Lembrando que o convênio é também a equipe que estará com o delegado cedido pelo governo, como o investigador e o escrivão”, cita.

Domingos disse que também terá apoio do  Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) nas futuras operações que serão desencadeadas pelo Naco.

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo governador Mauro Mendes (DEM), o secretário de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, o chefe do Ministério Público do Estado (MPE), José Antônio Borges Pereira, e pelo coordenador do Naco, o procurador de Justiça, Domingos Sávio.
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet