Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
11:07:51
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

18/04/2019 às 15:41

Chuvas intensas preocupam produtores em Sorriso

De acordo com presidente do Sindicato Rural do município, houve registros de áreas de milho inundadas na região.

Bruno Bortolozo

Chuvas intensas preocupam produtores em Sorriso

Tiago Stefanello - presidente do Sindicato Rural de Sorriso

Foto: Assessoria

As chuvas constantes em Sorriso, Norte de Mato Grosso, têm preocupado os produtores rurais do município. De acordo com o Sindicato Rural, durante o período chuvoso, houve registros de lavouras alagadas na região, conforme conta o presidente da entidade, Tiago Stefanello.

“Tivemos várias perdas nas áreas inundadas, nas áreas alagadas, mas a expectativa é boa, a gente só está aconselhando os produtores a cuidar das doenças para não terem problemas de grãos avariados na hora da colheita. Isso é uma preocupação de todos, porque, como foi antecipado bastante o plantio do milho e com essas chuvas frequentes que estão ocorrendo, pode haver esse problema e isso aí é um prejuízo enorme para o produtor.”

Stefanello disse que ainda não tem o levantamento sobre a estimativa de colheita do grão, porém segundo informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), nesta safra a produtividade no estado deve ser 0,98% maior. Caso isso se confirme, o volume será de 103,23 sacas por hectare.

A produção deve atingir 29,37 milhões de toneladas, o que representa um crescimento anual de 6,46%.

Ainda segundo o Sindicato Rural, a estimativa é que a área plantada em Sorriso fique entre 430 mil e 450 mil hectares de milho segunda safra. 

Sobre a comercialização dos grãos, incluindo a da soja, Stefanello afirma que o atual preço do dólar, R$ 3,92, é bom para fechar negócios. Por outro lado, o mercado não tem sido favorável aos produtores.

“As vendas da temporada estão meio paradas. O mercado de soja está estagnado devido a esses conflitos comerciais. O dólar com certeza para comercialização, é interessante, mas já para a compra dos insumos ele é bem prejudicial, pois hoje é tudo dolarizado e como Chicago cai, o preço da soja não sobe, né?”
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet