Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
08:59:21
informe o texto

Notícias / Polícia

23/04/2019 às 10:16

Posto do Limão será reativado na região de fronteira em 40 dias

Após uma década desativado, o Posto Policial do Limão voltará a atividade na região de fronteira

Luzia Araújo

Posto do Limão será reativado na região de fronteira em 40 dias

Foto: Leiagora

Após uma década desativado, o Posto Policial do Limão voltará a atividade na região de fronteira do Brasil com a Bolívia.  Segundo o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a unidade deverá ser inaugurada em 40 dias.
 
Segundo o chefe da pasta, a construção fica às margens da BR-070, onde deveria existir um posto da Polícia Rodoviária Federal. A unidade está sendo feita por meio de uma parceria entre o Estado, Prefeitura de Cáceres e produtores rurais da região. O Posto do Limão já abrigou profissionais, mas sem estrutura física adequada foi desativado.
 
A via dá acesso à cidade boliviana San Matías e devido à falta de fiscalização permanente, se tornou rota dos criminosos para levar produtos roubados ao país vizinho, principalmente veículos. O tráfico internacional de drogas também é comum na região. Pessoas de nacionalidade brasileira e boliviana, conhecida também como “mulas humanas”, arriscam a própria vida para transportar entorpecentes, que, na maioria das vezes, é cocaína.  
 
O pecuarista, Ualaci Antunes Gonçalves, está há 21 anos produzindo na região Oeste do Estado. Sua propriedade nunca foi alvo de criminosos, mas ele lembra do roubo sofrido por seu vizinho de terra. Segundo Ualaci, o roubo e furto são as violências mais temidas pelos produtores da fronteira e a reativação do posto será fundamental para proporcionar mais segurança as famílias que moram no campo, produtos e equipamentos das fazendas.

“A nossa expectativa é de muita tranquilidade e de uma segurança mais efetiva, porque o Gefron vai estar com uma estrutura condizente para proporcionar aos próprios policiais melhores condições de trabalho e com isso melhor eficiência na segurança”, disse.

De acordo com o produtor, a unidade terá infraestrutura ideal para o trabalho policial, com alojamento e sala de rádio comunicação e também poderá abrigar outras forças de segurança para atuar em parceria com os policiais do Gefron, que fazem uma fiscalização volante na via. “A fiscalização na BR-070 não protege apenas nós, mas todo o Estado”, destacou.

Para Bustamante, a reativação do posto irá frustrar diversos crimes fronteiriços, em especial o tráfico internacional de drogas. “Sentimos a necessidade de fiscalização naquela rodovia, onde será realizada uma fiscalização contínua e permanente, que irá frustrar diversos crimes fronteiriços”, disse.  
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet