Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
01:05:46
informe o texto

Notícias / Geral

23/04/2019 às 15:20

'UPA rejeita atendimento a criança convulsionando', denuncia paciente

Segundo informações enviadas ao Leiagora, os profissionais não atenderam a criança por falta de documentos

Luana Valentim

Pacientes denunciaram nesta terça-feira (23), ao Leiagora, descaso na saúde pública de Cuiabá, com a demora no atendimento médico na UPA da Morada do Ouro. Um vídeo enviado por uma paciente mostra a unidade lotada.

No vídeo, uma paciente relata que há várias pessoas aguardando atendimento desde às 6h e que há apenas um médico pediatra na unidade. 

Outra denúncia foi feita por Willian Belter, que relatou que é a segunda vez que está no local buscando atendimento para a sua avó Judith de Oliveira, de 78 anos, que desde segunda-feira (22) não está se sentindo bem. A idosa, que é hipertensa e diabética, está há três dias sem conseguir se alimentar e sentindo muita fraqueza.

“Ontem nós fomos na UPA de Várzea Grande e a minha avó passou pela classificação de risco. Quando o médico a atendeu, mandou que ela procurasse um posto de saúde, mas já era 17h. Com isso, minha mãe, que estava junto, acabou se revoltando dizendo que não teria onde levá-la e que estava fraca, mas o médico, aos berros, disse que não estava fraca nada”, disse.

Em seguida, Willian contou que levou a sua avó à UPA da Morada do Ouro, porém, diante da grande demora para o atendimento, ele resolveu ir para casa, analisando que a dona Judith já não aguentava mais ficar tanto tempo ali sentada.

Ele retornou à unidade com dona Judith nesta terça, para novamente tentar o atendimento, já que ela ainda não se sente bem.

Na unidade, Marcia Jaques informou que chegou ao local às 9h com o seu filho, que está com vômito e dor no corpo há quatro dias, mas até o momento ainda não foi atendido.

Também foi informado que uma mãe chegou às pressas na unidade buscando atendimento para uma criança que estava convulsionando, mas os profissionais se recusaram a fazer o atendimento, pois a mãe não estava com a documentação da criança. Com isso, a mulher saiu às pressas com a criança em busca de atendimento.

Outra mãe relatou que está no local desde às 9h com a filha de sete anos que está com febre e dor no corpo, mas os profissionais da saúde disseram que só irão atendê-la se a febre aumentar.

Outro Lado

Em relação à denúncia de que a UPA Morada do Ouro teria rejeitado o atendimento a uma criança porque a mãe não estaria com os documentos dela, a Secretaria Municipal de Saúde informa:

-A Coordenação da UPA Morada do Ouro investigou o fato e constatou que nenhum servidor tem conhecimento desta ocorrência;

-As UPAs são unidades de urgência e emergência, portanto são obrigadas a atender os pacientes com estas classificações, mesmo se não estiverem portando documentos;

-No caso da falta de documentos, após o atendimento as assistentes sociais se encarregam do trabalho de identificação do paciente;

-Sobre a demora do atendimento de crianças nesta terça-feira (23), a coordenação da UPA informou que duas pediatras estão atendendo e que até o momento (17:30) cada médica já havia atendido 28 crianças, sendo que ainda há no local 7 crianças com a classificação amarela e 32 com a classificação verde;

Sobre a paciente Judith de Oliveira  Nogueira, de 78 anos m, a coordenação da UPA informa:

-Ela chegou às 14h02, sua ficha foi feita às 14h14. Ela foi classificada e atendida pela Dra. Fabiana às 15h55 e medicada às 16h09.

- Foi solicitado um exame de raio-x  às 16h02 e neste momento  o médico está aguardando  o resultado do exame. A paciente e se encontra no soro tomando medicações.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet