Cuiabá, quinta-feira, 19/09/2019
21:20:50
informe o texto

Notícias / Política

24/04/2019 às 08:42

Mendes manda elaborar plano para salvar Santa Casa

A proposta em questão deverá ser apresentada, pelo Governo do Estado, até o final da próxima semana

Fernanda Leite

Mendes manda elaborar plano para salvar  Santa Casa

Foto: Reprodução internet

O governador Mauro Mendes (DEM) mandou o secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, elaborar um plano de viabilidade para reabrir a Santa Casa de Misericórdia, após inúmeras tentativas ‘fracassadas’  por parte da Prefeitura de Cuiabá e da própria instituição.

“Considerando que, até o momento, nenhuma solução foi apontada, seja pela administração daquele hospital filantrópico, seja pela Prefeitura de Cuiabá - que detém a responsabilidade da gestão plena dos serviços de saúde da Capital”, diz por meio de nota.

A unidade de saúde parou os atendimentos no último dia 11 de março.  Desde então, pacientes estão padecendo por falta de atendimento.

A reportagem do Leiagora acompanhou um dos protestos realizados por crianças que pedem socorro. Leia aqui: ‘Estamos pedindo socorro’, protestam crianças em prol da Santa Casa


Motivo do fechamento

A administração do hospital anunciou o fechamento por causa da falta de repasses da prefeitura no valor de R$ 3,2 milhões. O recurso seria para ajudar a pagar salários dos funcionários que estão há 5 meses sem receber.

Outro problema que acarretou no fechamento do hospital foi relativo a uma dívida superior a R$ 118 milhões, referentes à folha, fornecedores, ações trabalhistas e outros.
 
Informe do governador

Considerando os graves problemas ocasionados à saúde pública com a interrupção dos relevantes serviços prestados pela Santa Casa de Cuiabá, fechada a 41 dias;

Considerando que a falta de leitos de UTI pode ocasionar risco a pacientes que necessitam de atendimento de alta complexidade;

Considerando que até o momento nenhuma solução foi apontada, seja pela administração daquele hospital filantrópico, seja pela Prefeitura de Cuiabá - que detém a responsabilidade da gestão plena dos serviços de saúde da Capital;

E, considerando reuniões, com presença de representantes da sociedade civil organizada, parlamentares e autoridades do setor de saúde, inclusive com o Ministério da Saúde, o governador Mauro Mendes determinou à Secretaria de Estado de Saúde (SES) a elaboração de uma proposta de solução (Plano de Viabilidade) para a reabertura desta importante instituição.

A proposta em questão deverá ser apresentada, pelo Governo do Estado, até o final da próxima semana.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet