Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
05:55:37
informe o texto

Notícias / Geral

24/04/2019 às 10:12

Dia do Milho: Confira os benefícios desse delicioso cereal

Além de saboroso, o milho é nutritivo e está presente em vários pratos da culinária brasileira

Maisa Martinelli

Dia do Milho: Confira os benefícios desse delicioso cereal

Foto: livrosaudetotal.com.br

O milho é um alimento nutritivo, saudável e saboroso, apreciado por grande parte da população mundial. Seja em pratos salgados, doces, saladas ou petiscos, os grãos amarelos estão sempre presentes nas mesas de restaurantes e em casa. O que pouca gente sabe é que nesta quarta-feira (24) é comemorado o Dia Internacional do Milho, que tem como objetivo incentivar o consumo e o cultivo desse cereal.

A iguaria é destaque cultural em diversos países, principalmente no continente americano. Neste dia, vários agricultores costumam realizar festivais com comidas típicas à base de milho, e feiras de artesanatos feitos com espigas.

Além de delicioso, o milho traz diversos benefícios à saúde. Rico em vitaminas do complexo B, favorece as funções cerebrais, ativando a memória; estimula o metabolismo das proteínas; reduz o nível do colesterol e controla a taxa de açúcar no sangue.

O alimento também possui também uma boa quantidade de magnésio, fósforo e cobre, que favorecem a saúde óssea e cardiovascular. Pela presença do zinco, atua também no sistema imunológico, enquanto o potássio é ótimo para o controle da pressão arterial.

Além disso, o consumo regular do milho pode ser um forte aliado na prevenção de doenças crônicas, já que possui componentes como os fitonutrientes, que são importantes antioxidantes capazes de auxiliar no combate aos radicais livres.

Culinária brasileira

Para te deixar com água na boca, selecionamos algumas receitas típicas da culinária brasileira feitas com o nosso queridinho. Confira:

Curau

Doce e pastosa, possui, como principais ingredientes, creme de milho, açúcar, leite de vaca ou de coco e canela em pó ou em casca. É um prato essencial nas festas juninas de todo o país.

Pamonha

 É um quitute brasileiro, que pode ser doce ou salgado. Muito comum principalmente em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Tocantins e nos estados nordestinos.

Canjica 

Conhecida também como mungunzá, é um doce feito com grãos de milho branco ou amarelo levemente triturados, cozidos em um caldo com leite de coco ou de vaca, açúcar, cravo-da-índia e canela em pó ou em casca. Típica da culinária nordestina, é também altamente apreciada em outras regiões do país, e possui denominações diferentes dependendo do estado.

Bolo de milho 

Muito comum nas festas juninas, o bolo faz sucesso com pessoas de todas as idades. Simples de fazer, é uma excelente opção para um café da tarde, servido com um cafezinho ou uma xícara de chá.
 
 
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet