Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
21:12:01
informe o texto

Notícias / Geral

26/04/2019 às 15:22

Critérios e fornecimento de produtos para alimentação escolar é tema de debate

Meta é aumentar de 33% para 40% a aquisição de produtos da agricultura familiar em Cuiabá

Leiagora

Critérios e fornecimento de produtos para alimentação escolar é tema de debate

Foto: Jorge Pinho

Agricultores familiares participaram nesta quinta-feira (25), no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, do 1º Simpósio - A conexão entre a alimentação escolar e a agricultura familiar. Durante o evento, que teve como objetivo fortalecer o trabalho conjunto entre o poder público municipal, associações e cooperativas de pequenos agricultores, foram discutidas as diretrizes estabelecidas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para o fornecimento de produtos para a alimentação escolar.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar, o maior e mais antigo do mundo, além de garantir uma alimentação saudável e adequada aos alunos da rede pública de ensino, apoia e fomenta o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda.

Em Cuiabá, onde são servidas 86.755 refeições por dia, para mais de 52 mil alunos, esse apoio tem se traduzido em um trabalho que já virou referência em todo o Brasil. Na capital, 33% dos produtos utilizados na alimentação escolar já são oriundos da agricultura familiar e a meta da gestão Emanuel Pinheiro é aumentar esse percentual para 40% até o final deste ano, explicou a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado.

“A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, contribui efetivamente para o desenvolvimento das crianças com uma alimentação gratuita, de qualidade e nutritiva, e agora temos mais um desafio, a Escola em Tempo Integral, cujo projeto piloto está sendo implantado na EMEB Profª Francisca Figueiredo de Arruda Martins, no bairro Eldorado, e que deve ser ampliado”, destacou Edilene Machado.

A secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Debora Marques Villar, que também participou do evento, disse que o maior mercado da agricultura familiar hoje, em Cuiabá, é a Secretaria de Educação. “Essa conexão vem potencializando a agricultura familiar. Nosso papel, como poder público é fortalecer essa conexão buscando parceria com outras instituições, a fim de viabilizar e dar condições ao homem do campo possa produzir, comercializar e gerar emprego e renda”, destacou Debora Villar.

Em Cuiabá existem 48 comunidades, com mais de mil famílias voltadas a agricultura e, responsáveis por 70% dos alimentos consumidos pela população.

Durante o simpósio, representantes de cooperativas falaram sobre as experiências positivas que vem possibilitando o fortalecimento da agricultura familiar. A agricultora Maria Valeria de Morais Silva, contou que o trabalho iniciado em 2017, envolvendo duas cooperativas cresceu e já abrange 10 municípios do Vale do Rio Cuiabá. “O financiamento e a orientação técnica são importantes para que possamos ter produtos de qualidade. O programa é muito gratificante porque trouxe recursos para os produtores”, ressaltou.

Hoje, 12 associações e cooperativas parceiras disponibilizam alimentos que atendem as crianças em 186 unidades de ensino na capital entre creches, CMEIs, EMEBs, EMEBCs e entidades filantrópicas.

O trabalho de aproximação entre a SME e os agricultores familiares teve início em 2017, no início da gestão Emanuel Pinheiro visando o cumprimento do Programa de Alimentação Escolar do município de Cuiabá. Desde então, isso teme refletido positivamente na vida dos agricultores, no aumento da produção, mantendo o produtor no campo e estimulando a economia local e também a vida dos escolares com alimentos de qualidade.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet