Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
08:19:36
informe o texto

Notícias / Geral

01/05/2019 às 18:18

Zeca Pagodinho e amigos cantam samba em velório de Beth Carvalho

Leiagora

Zeca Pagodinho e amigos cantam samba em velório de Beth Carvalho

Foto: IstoÉ

Ao som de sucessos que marcaram sua carreira e com bandeiras do Botafogo e da escola de samba Mangueira, o corpo de Beth Carvalho começou a ser velado na manhã desta quarta-feira (1º), na sede do clube de futebol, na zona sul do Rio de Janeiro.

A cantora morreu nesta terça, aos 72 anos, após uma infecção generalizada. Ela estava internada no hospital Pró-Cardíaco e faria aniversário no domingo (5). Para celebrar a data, um show com amigos e outros sambistas estava agendado para ocorrer no mesmo dia, na casa de shows Vivo Rio, no bairro do Flamengo. Muitos desses amigos, ao lado de parentes e fãs, compareceram ao velório e prestaram homenagens.

Por volta de 11h10, o cantor Zeca Pagodinho chegou ao clube e causou alvoroço entre fãs. Após ele se aproximar do corpo de Beth Carvalho, alguns presentes começaram a cantar, juntos, a música "Andança", sucesso da sambista, seguida de aplausos. "São muitas lembranças. É difícil... Não sei nem o que falar", disse Zeca, emocionado.

"Era a madrinha para todo mundo. Ela botou muita gente lá em cima. Eu costumo brincar que eu era só um compositor, mas virei o Zeca Pagodinho por causa dela. Meu negócio era compor, ela me colocou para cantar 'Camarão que Dorme a Onda Leva'", lembrou o cantor. Dudu Nobre também chegou cedo à cerimônia e falou sobre a tristeza da perda.

"Cinco anos atrás fizemos uma turnê, eu, ela e Arlindo Cruz. A gente via que ela estava ali batalhando, lutando pela vida, lutando para continuar cantando, tanto que tinha um show já marcado. O último espetáculo dela no Rio de Janeiro foi muito emocionante", disse.

"Além de entrar para história como a Madrinha do Samba, ela entra como uma guerreira. Uma pessoa que venceu muitos tabus. Beth foi uma guerreira que lutou pela vida", continuou Nobre. A cantora Teresa Cristina também foi ao velório e destacou o caráter de Beth Carvalho. "Sempre foi uma mulher de coragem e nunca teve medo quando o Brasil precisou dela", apontou a artista.

Ao lado dela, a cantora e compositora Zélia Duncan afirmou que o Brasil está de luto. "Uma mulher corajosa, que dava suas opiniões, sempre ao lado do Brasil. Uma mulher de uma teimosia, que fez história", disse.
Desde o começo do velório, dezenas de coroas de flores chegaram à sede do Botafogo. A primeira delas trazia os dizeres: "o samba perde sua madrinha, o Brasil uma filha guerreira e eu uma grande amiga, gratidão para sempre", com a assinatura de Lula.

Outra, ao lado, dizia: "Condolências do presidente Lula e executiva nacional do PT". A cantora tinha bastante ligação com a política, em especial com o ex-presidente, hoje preso, e o Partido dos Trabalhadores. Faixas com referências a Zeca Pagodinho, sambistas da Lierj, Clube Atlético Mineiro, grupo Fundo de Quintal, Portela, Cordão da Bola Preta e à Mangueira, escola da cantora, também decoram o salão onde acontece a cerimônia.

O velório de Beth Carvalho começou às 10h, em cerimônia aberta, e reuniu diversos fãs com as camisas do Botafogo e da Mangueira. O corpo da sambista será levado o crematório do Caju, às 16h, na zona norte.
Direto de Rio de Janeiro, Diego Garcia, Folha Press
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet