Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
04:59:17
informe o texto

Notícias / Geral

02/05/2019 às 14:59

Primeira-dama de Cuiabá vai a Brasília buscar apoio

Márcia Pinheiro foi buscar apoio ao projeto voltado à primeira infância que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá

Leiagora

Primeira-dama de Cuiabá vai a Brasília buscar apoio

Foto: Assessoria

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, esteve no Ministério da Cidadania, em Brasília, na última terça-feira (30), para buscar apoio ao projeto voltado à primeira infância que está sendo desenvolvido em conjunto com as secretarias municipais de Assistência Social e Educação.

A proposta levada à secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, foi da participação técnica do Governo Federal em evento disposto a debater políticas públicas, a nível local, direcionados a crianças de zero a seis anos.

Segundo a primeira-dama, a ideia é de ressaltar a importância da atuação nessa faixa etária veio durante a participação da equipe da Prefeitura de Cuiabá no Seminário Internacional da Primeira Infância, realizado pela União em março.

“Na oportunidade fiquei impressionada de como é essencial o Poder Público e a sociedade também, de uma forma geral, se envolver mais com os cuidados na primeira infância. As pessoas não tem noção de como é fundamental nosso papel nessa faixa etária e como isso vai impactar a vida dessas crianças para sempre”, disse.

Diante dessa importância, foi iniciado um plano de ação para trazer essa gama de informação, conhecimento e debates para Cuiabá em um evento destinado a todos os setores interessados em promover maiores reflexões no trabalho direcionados à primeira infância.

A secretária nacional mostrou-se bastante entusiasmada na promoção desse evento, principalmente, após a apresentação dos grandes projetos municipais que envolvem essa faixa etária como, por exemplo, os programas Simininas e Bom de Bola, Bom de Escola, na qual a primeira-dama Márcia Pinheiro apoia diretamente no papel de madrinha simbólica.

“Eu acredito muito no poder das primeiras-damas frente às causas sociais. Eu acho que mesmo não tendo cargo oficial, elas possuem uma influência muito grande no desenvolvimento de ações sociais. O papel é muito importante”, frisou Ely Harasawa.

A secretária ainda revelou o grande interesse da primeira-dama Michelle Bolsonaro, que vem conhecendo a realidade social do Brasil, na qual, inclusive, passará a atuar em gabinete dentro do Ministério da Cidadania. O órgão é responsável pela coordenação do programa Criança Feliz, uma das principais políticas públicas da União voltado à primeira infância, tendo muitas ações semelhantes ao programa Siminina.

Durante a reunião, a representante do Executivo nacional se comprometeu em levar ao ministro Osmar Terra a proposta para suas eventuais considerações como data, programação e afins. Também se colocou à disposição para conhecer mais afundo os trabalhos do municípios direcionados à primeira infância.

“Vamos iniciar a construção da agenda desta forma e vou transmitir ao ministro. A primeira-dama Michelle Bolsonaro vai estar trabalhando aqui, ainda não sabemos quando, então com certeza vamos ver essa agenda e possibilidade dela ir junto. O tema da primeira infância entrou na rota de discussão e está tendo uma solicitação muito grande”, falou.

Participaram a reunião o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelhos, e a adjunta de Educação, Edilene Machado, os quais apresentaram os resultados técnicos dos programa Siminina e Bom de Bola, Bom de Escola.

 
Da assessoria da Prefeitura de Cuiabá, Ruan Cunha
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet