Cuiabá, sábado, 20/04/2024
09:17:05
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

03/05/2019 às 15:05

Exportação de produtos mato-grossenses aumenta 5% em 2019

A China permanece sendo o maior cliente do estado, comprando 34% do volume total da produção de Mato Grosso.

Bruno Bortolozo

Exportação de produtos mato-grossenses aumenta 5% em 2019

Foto: Reprodução / Abracomex

Conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a China permanece o maior importador da produção mato-grossense. Isso significa que 34% da exportação realizada pelo estado no primeiro trimestre de 2019, são destinadas aos chineses.

As vendas do período acumulam US$ 1,3 bilhão, 5% a mais do que nos três primeiros meses de 2018. Para se ter ideia, em valores, é o mesmo que fizer que foram exportados US$ 65 milhões a mais.

Os outros compradores do estado representam menos de 5% cada. A Espanha, por exemplo, comprou 10% a menos entre janeiro e março de 2019, em relação ao ano passado. Ainda assim é o segundo maior parceiro de Mato Grosso, responsável por importar 4,9% dos que é produzido no estado.

Depois aparece o Vietnã, que mesmo tendo aumentado em 70% o volume de compra, representa 4,7% do total, assim como a Holanda, que diminuiu as compras.

Entre os produtos vendidos para fora do estado, estão a soja, responsável por 60% das vendas, depois o milho com 19%, em seguida aparece o algodão com 8,2% e a carne com 6,8%.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet