Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
19:45:37
informe o texto

Notícias / Geral

06/05/2019 às 08:31

Quase 148 mil eleitores de MT já baixaram o e-Título

Em todo o país, a ferramenta já é utilizada por mais de 11 milhões de eleitores

Leiagora

Quase 148 mil eleitores de MT já baixaram o e-Título

Foto: TREMT

Em Mato Grosso quase 148 mil eleitores já baixaram o aplicativo e-Título. A ferramenta disponibiliza em smartphones e tablets, a versão digital do título de eleitor. No aplicativo o eleitor pode também consultar o local de votação e emitir a certidão de quitação eleitoral.

Em todo o país, a ferramenta já é utilizada por mais de 11 milhões de eleitores. A Justiça Eleitoral orienta os eleitores a baixarem o aplicativo, que além de permitir ao usuário o acesso mais rápido de seus dados, é uma iniciativa sustentável e que reduz custos para a Justiça Eleitoral, pois dispensa a versão impressa do título, suprimentos de impressora, entre outros.

Para acessar o documento digital, o eleitor deve baixar o aplicativo e-Título, disponível no Google Play e na App Store. É necessário preencher os seguintes dados: número do título eleitoral, nome, nome da mãe e do pai e a data de nascimento. Esses dados devem ser preenchidos exatamente como estão registrados no Cadastro Eleitoral, caso contrário, o sistema não validará o cadastro.

O e-Título pode ser utilizado na hora de votar. O aplicativo apresenta informações como dados da zona eleitoral do usuário e a situação cadastral do eleitor em tempo real. O aplicativo também permite ao eleitor emitir a certidão de quitação eleitoral, além da certidão de crimes eleitorais. Essas certidões são emitidas por meio do QR Code, o que possibilita a leitura pelo próprio celular.

Outra informação relevante é que, se o eleitor já tiver feito o recadastramento biométrico (cadastro das impressões digitais) na Justiça Eleitoral, a versão do e-Título virá acompanhada da foto do eleitor, o que facilitará a identificação na hora do voto. Caso o eleitor ainda não tenha feito o recadastramento biométrico, a versão do e-Título será baixada sem a foto. Nesse caso, o eleitor está obrigado a levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário durante a votação.
Com informações da Assessoria, TREMT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet