Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
07:00:23
informe o texto

Notícias / Geral

06/05/2019 às 16:39

Pescado irregular é doado para instituições de caridade em Poconé

Os peixes das espécies de pacu, peraputanga, piavucu e piava seriam comercializados em Cuiabá

Luzia Araújo

Pescado irregular é doado para instituições de caridade em Poconé

Foto: SemaMT

Os 144 peixes das espécies de pacu, peraputanga, piavucu e piava foram apreendidos por Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria  com a Delegacia de Estado de Meio Ambiente (Dema-MT).

Os peixes foram doados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Poconé (Apae) e ao Hospital Municipal de Poconé. O pescado irregular seria comercializado em Cuiabá e foi apreendido na última quarta-feira (01), em Porto Jofre.
  
Os infratores estavam transportando os pescados sem o preenchimento do Documento de Pesca Individual (DPI) e receberam uma multa no valor de  aproximadamente R$ 4,9 mil.

Regras da pesca

Embora esteja fora do período de defeso da piracema estadual, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela Lei Estadual nº 9.096/2009, que estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso.

As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

Denúncias

O cidadão pode denunciar a pesca depredatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838/ou via WhatsApp no (65) 99281-4144. Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613-7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.
 
Com informações da Assessoria, Lucas Gabriel Amorim | Sema-MT 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet