Cuiabá, sábado, 20/04/2024
07:14:15
informe o texto

Notícias / Geral

07/05/2019 às 13:45

Mesmo após dia “D” as unidades de saúde continuam vacinando os grupos prioritários gratuitamente em Sorriso

Leiagora

Mesmo após dia “D” as unidades de saúde continuam vacinando os grupos prioritários gratuitamente em Sorriso

Foto: Adriano Carneiro

No último sábado (04) de maio a Secretaria de Saúde e Saneamento, realizou o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe. Foram mobilizados mais de 120 profissionais de saúde para atuar em todas Unidades de Saúde da Família (USF), a fim de realizar a vacinação dos grupos prioritários, que é determinado pelo Ministério da Saúde (MS). A procura pela vacina não atingiu as expectativas.
 
 “Poder vacinar é um privilégio de poucos, pois o Ministério não libera a vacina para todos, mas infelizmente as pessoas que têm o direito de vacinar não estão procurando pela imunização. Precisamos compreender que a vacina é totalmente segura e extremamente necessária para que esses grupos tenham uma segurança maior à saúde, explicou o secretário de Saúde e Saneamento, Luiz Fábio Marchioro.
 
O secretário pontuou ainda que a campanha vai até final deste mês. “Mesmo após o dia “D”, quem faz parte dos grupos prioritários devem procurar uma das 25 Unidades de Saúde da Família (USF) para ser imunizados. A campanha vai até 31 de maio e a vacina é gratuita”, disse.
A meta do município é vacinar pelo menos 90% das 16.583 pessoas que integram o público-alvo, até o momento apenas 10.690 pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 65,22% da meta.
 
Conforme determina o MS, os grupos prioritários da Campanha que devem receber a imunização gratuitamente, são formados por crianças maiores de 6 meses até 6 anos incompletos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), idosos acima dos 60 anos, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, militares, os professores  e servidores da saúde que devem levar comprovantes da função.
 
 
Segundo a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Tayná Vacaro, a vacina passa por diversos testes até chegar a população, por isso é muito segura e única forma de imunização.
 “A vacina que é distribuída pelo Sistema Único de Saúde é trivalente, ou seja, imuniza de três tipos de vírus mais frequentes (H1N1, H3N2 e influenza B). Ela é totalmente segura, passa por diversos estudos  e rigorosos testes que são acompanhados pela ANVISA e só depois é autorizada para a população, então é muito segura”, explicou ela.
 
Ainda segundo Tayná, a vacina é a principal forma de evitar a doença. “É importante frisar que a vacina é o principal meio de prevenção, especialmente para os grupos vulneráveis. Porém, é bom manter as mãos sempre limpas, usar lenços descartáveis para limpar o nariz, evitar o contato direto com a secreção e deixar ventilar os ambientes fechados por onde circulam muitas pessoas”, disse.

Direto da assessoria da Prefeitura de Sorriso, Adriano Carneiro
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet