Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
16:08:36
informe o texto

Notícias / Geral

08/05/2019 às 07:59

Café também faz parte de uma alimentação saudável

Leiagora

Café também faz parte de uma alimentação saudável

Foto: fhgv.com.br

Puro ou com leite, expresso ou de coador, o café é uma das paixões nacionais. Afinal, o grão exerceu papel de protagonista na história do Brasil, tendo ainda hoje grande importância em nossa economia.

Para os que ainda afirmam que o produto faz mal, aqui vai um recado: beber café é benéfico para a saúde. Mas, como tudo na vida, é preciso evitar os exageros. Especialistas recomendam, no máximo, 5 doses diárias do produto.

Benefícios

Estudos indicam que o consumo de uma xícara diária de café contribui na prevenção de alguns tipos de câncer. Isso ocorre por causa dos antioxidantes existentes na bebida. A bebida ajuda ainda na digestão e na prevenção do diabetes tipo 2.

Além da cafeína, o grão oferece zinco, ferro, magnésio, potássio, proteínas, lipídios e aminoácidos Para quem deseja perder alguns quilinhos, o café é um ótimo aliado, já que os ácidos clorogênicos contribuem nessa tarefa.

Outra vantagem: o café ajuda a aliviar o estresse. Além do bom humor, a cafeína melhora o raciocínio e a memória. Explorado até mesmo por fabricantes de cosméticos, o grão atrasa o processo de envelhecimento por causa dos antioxidantes.

História

As primeiras mudas de café chegaram no Brasil em 1720, no Pará, trazidas da Guiana Francesa. A produção do grão se tornou o principal produto de exportação a partir de 1837, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os fazendeiros na época ficaram conhecidos como barões do café.

 
Direto da Redação, Fábio Lopes/Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet