Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
11:45:43
informe o texto

Notícias / Política

13/05/2019 às 18:40

Doria diz que contestará na Justiça relatório que aponta excesso de gastos com publicidade

Após um almoço com investidores em Nova York, Doria disse que o tribunal errou e que não há ilegalidade nas suas despesas.

Leiagora

Doria diz que contestará na Justiça relatório que aponta excesso de gastos com publicidade

Foto: Instagram

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou nesta segunda-feira (13) que contestará na Justiça uma auditoria feita pelo TCM (Tribunal de Contas do Município) que apontou que, no ano passado, ainda como prefeito da capital paulista, ele gastou com publicidade oficial mais do que o permitido pela legislação. O caso foi revelado pela Folha.

Após um almoço com investidores em Nova York, Doria disse que o tribunal errou e que não há ilegalidade nas suas despesas. "Houve um erro do TCM. Respeito todos os tribunais, mas não houve um gasto acima do limite, houve um investimento feito pela Prefeitura de São Paulo superior à gestão que nos antecedeu, que foi a do Fernando Haddad (PT)", disse o governador.

No primeiro semestre de 2018 a prefeitura paulistana desembolsou cerca de R$ 73,8 milhões com propaganda, 122% a mais do que o permitido pela lei federal 9.504/97, de acordo com o levantamento obtido pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação.

Pela lei, nos primeiros seis meses de ano eleitoral, o agente público não pode aplicar em publicidade mais do que o que foi gasto na média dos últimos três anos, considerando também o mesmo semestre.

Questionado justamente sobre esse mecanismo ser capaz de coibir eventuais benefícios para um candidato que exerce cargo no Executivo, por exemplo, Doria se ateve à retórica de que não há ilegalidade em suas contas. "Se ilegalidade houvesse, qual a razão do TCM ter aprovado as contas integralmente da Prefeitura? Foi uma manifestação do tribunal, que vamos contestar evidentemente, legalmente, mas não há nenhuma irregularidade nesse sentido."

Se tivesse observado a média, de acordo com os cálculos feito pelos auditores do TCM, a cidade de São Paulo teria despendido no máximo R$ 33,3 milhões no setor de publicidade. "A restrição legal objetiva evita que em ano eleitoral sejam realizadas publicidade institucional e divulgação dos atos e ações governamentais em escala maior que o habitual", afirma a auditoria.

Ao estabelecer a regra em seu artigo 73, a lei eleitoral deixa claro que o seu princípio é preservar "a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais".

Doria disputou e venceu em 2018 a eleição para o governo paulista. Obteve no segundo turno 51,75% dos votos válidos, ante 48,25% do então governador paulista e candidato à reeleição Márcio França (PSB). A lei estabelece que no caso de descumprimento da regra, o candidato beneficiado ficará sujeito à cassação do registro ou do diploma.

A conduta também pode ser caracterizada como ato de improbidade administrativa, sujeitando o responsável ao ressarcimento integral do dano, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.
 
Direto de Nova York/EUA, Marina Dias, Folha Press
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet