Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
13:48:34
informe o texto

Notícias / Geral

14/05/2019 às 12:39

Indígenas trancam portão de casa de apoio em Cuiabá e pedem saída de coordenador

Luzia Araújo

Indígenas trancam portão de casa de apoio em Cuiabá e pedem saída de coordenador

Foto: Reprodução

(Atualizada, às 14h40) - Indígenas se manifestaram nesta terça-feira (14), no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), localizado no bairro Goiabeiras, em Cuiabá. De acordo com informações, o grupo estaria pedindo a saída do coordenador do local.

A Polícia Militar foi no local, onde os indígenas estaria fazendo uma funcionária como refém. Ao chegar no Distrito, a guarnição se deparou com o portão trancado e parte do grupo, com quem iniciaram um diálogo. Eles informaram que gostariam de tratar um assunto com o coordenador do local.

Os policiais fizeram contato com os funcionários do local, sendo informado que o grupo indígena não estaria deixando nenhum funcionário sair, enquanto o coordenador não comparecer para conversar com eles e ouvir suas reinvindicações. Guarnições da PM estiveram em apoio, aguardando a chegada do Coordenador, que segundo informações estava no município de Santo Antônio do Leverger.

A Polícia Federal foi acionada e já está no local com uma equipe ostensiva e dois Delegados, negociando com os indígenas.  A assessoria de imprensa da Polícia Federal, não confirmou a informação de reféns. Neste momento, parte dos indígenas estão no Ministério Público Federal, para uma reunião com o coodenador, que será acompanhada pela PF. 

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado –, que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolvendo atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com o Controle Social.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet