Cuiabá, quarta-feira, 22/05/2019
13:17:11
informe o texto

Notícias / Cuiabá

14/05/2019 às 12:39

Indígenas trancam portão de casa de apoio em Cuiabá e pedem saída de coordenador

Luzia Araújo

Indígenas trancam portão de casa de apoio em Cuiabá e pedem saída de coordenador

Foto: Reprodução

(Atualizada, às 14h40) - Indígenas se manifestaram nesta terça-feira (14), no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), localizado no bairro Goiabeiras, em Cuiabá. De acordo com informações, o grupo estaria pedindo a saída do coordenador do local.

A Polícia Militar foi no local, onde os indígenas estaria fazendo uma funcionária como refém. Ao chegar no Distrito, a guarnição se deparou com o portão trancado e parte do grupo, com quem iniciaram um diálogo. Eles informaram que gostariam de tratar um assunto com o coordenador do local.

Os policiais fizeram contato com os funcionários do local, sendo informado que o grupo indígena não estaria deixando nenhum funcionário sair, enquanto o coordenador não comparecer para conversar com eles e ouvir suas reinvindicações. Guarnições da PM estiveram em apoio, aguardando a chegada do Coordenador, que segundo informações estava no município de Santo Antônio do Leverger.

A Polícia Federal foi acionada e já está no local com uma equipe ostensiva e dois Delegados, negociando com os indígenas.  A assessoria de imprensa da Polícia Federal, não confirmou a informação de reféns. Neste momento, parte dos indígenas estão no Ministério Público Federal, para uma reunião com o coodenador, que será acompanhada pela PF. 

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado –, que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolvendo atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com o Controle Social.

 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Qual sua situação sentimental atual?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet