Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
06:15:53
informe o texto

Notícias / Política

15/05/2019 às 09:15

Direitos da mulher é tema de requerimento na ALMT

A solicitação feita pelo deputado estadual João Batista (Pros), foi encaminhada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp)

Leiagora

Direitos da mulher é tema de requerimento na ALMT

Foto: Assessoria

Com a justificativa de defender os direitos e combater a violência contra a mulher no Estado, o deputado estadual João Batista (Pros), apresentou na última semana, o requerimento n° 321/2019, com o objetivo de questionar a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp) e o Diretor Geral da Polícia Judiciária Civil, sobre estruturas físicas e técnicas para atender as demandas de atendimento e amparo às mulheres em Mato Grosso.

De acordo com João Batista, um dos motivos que o levou as indagações, foram dados alarmantes de violência contra a mulher, divulgados pela Sesp, nos últimos meses em Matos Grosso. “Os números são assustadores, em outubro de 2018, 61 mulheres foram assassinadas, 14 mil ameaçadas, outras 63 sofreram algum tipo de agressão física, 178 foram estupradas e outras 112 foram vítimas de tentativa de violência sexual no Estado, isso é extremamente preocupante”, complementou João Batista.

Ainda conforme o parlamentar, os questionamentos feitos são em relação ao funcionamento de delegacias, acompanhamento de medidas cautelares e sobre a rede de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. “As discussões e análises dos dados solicitados, não pretendem desqualificar os serviços prestados pelas delegacias especializadas, que travam uma dura batalha diária por investimentos e condições de trabalho. Mas, precisamos entender como está o atendimento e o respaldo as vitimas de violência em Mato Grosso”, ponderou João Batista.

No documento encaminhado ao secretário, João Batista narra a trajetória feminina na sociedade, apresentando um contexto marcado por lutas pela igualdade de direitos, que apesar dos avanços e conquistas não se pode atestar uma igualdade de gênero, tanto na esfera pública quanto na privada.

“Um dos graves indicativos dessas desigualdades é a violência doméstica e familiar que acontece em todas as classes sociais, raças e etnias, de forma física, psicológica, sexual e patrimonial. O atendimento adequado às vítimas é uma ferramenta eficaz no processo de combate à violência contra a mulher”, concluiu João Batista.

Confira os questionamentos feitos pelo deputado João Batista:

01) No ano de 2018 existiam Delegacias Especializadas da Mulher apenas nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças ,Tangará da Serra e Sinop, com funcionamento aquém da necessidade, sem plantão 24 horas, funcionando em conjunto com a da criança e do idoso. Como está essa situação na atualidade?

02) A Central Eletrônica de acompanhamento de medidas cautelares de tornozeleiras eletrônicas e botões do pânico tem estrutura física e técnica suficiente e qualificada para atender a demanda de atendimento às mulheres vítimas de violência, aos agressores e familiares?

03) Em 2017, a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher, que funciona numa parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e PJC, recebeu um Selo Fórum Brasileiro de Segurança Pública de Práticas Inovadoras. Como se encontra hoje esse trabalho no Estado e quantos municípios são alcançados por essa ação?

 04) Até o final do mês de março desse ano, as Delegacias Especializadas da Mulher de Várzea Grande e de Rondonópolis, a exemplo do que já acontece com a de Cuiabá desde agosto de 2018, estariam enviando as medidas de urgência da Lei Maria da Penha por meio digital ao Poder Judiciário. Isso se concretizou e qual a previsão da implantação nas demais delegacias?

 
Direto da redação, LUCIENE LINS, Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet