Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
00:39:27
informe o texto

Notícias / Geral

15/05/2019 às 14:00

MP notifica Secretaria de Cultura para regularizar Biblioteca Estevão de Mendonça com alvará contra incêndio

Leiagora

MP notifica Secretaria de Cultura para regularizar Biblioteca Estevão de Mendonça com alvará contra incêndio

Foto: Secom

O Ministério Público de Mato Grosso notificou o secretário de Estado de Cultura, Allan Kardec Pinto Acosta Benitez, para que promova a regularização da edificação onde funciona a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (Palácio da Instrução) junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, para obtenção do Alvará de Proteção contra Incêndio e Pânico, no prazo máximo de 45 dias.

Emitida pela 8ª Promotoria de Justiça Cível, a notificação recomenda ainda que seja comprovado, em até 30 dias, as providências iniciais tomadas para a eficiente e urgente solução das irregularidades apontadas.

A notificação recomendatória foi baseada na informação prestada pelo CBPM-MT a respeito da inexistência de Processo de Segurança contra Incêndio e Pânico aprovado, e do Alvará de Segurança contra Incêndio e Pânico (ASCIP) do prédio onde se situa a biblioteca.

Dessa forma, o MPMT considerou a necessidade de assegurar e proteger o acervo literário histórico-cultural de grande importância para o Estado, principalmente por se tratar de materiais altamente inflamáveis que demandam fiscalização constante, e de salvaguardar a vida das pessoas que por ali transitam.

Conforme o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, a ausência de informações no prazo estipulado será interpretada como descumprimento deliberado das recomendações, bem como o não acolhimento da notificação implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis.

Histórico - Em dezembro de 2015, o Ministério Público firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Secretaria de Estado de Cultura para reabertura e funcionamento da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça junto ao Centro Cultural Casa Barão. De acordo com o documento, a biblioteca deveria ser reaberta no centro cultural até julho de 2017, quando a reforma do prédio fosse finalizada. Enquanto isso, ela deveria ser reativada, provisoriamente em março de 2016 - no aniversário de 104 anos, no Palácio da Instrução.

Em 2018, a Secretaria de Estado de Cultura informou não ser possível realocar a biblioteca em razão de impasses quanto à documentação da Casa Barão (Termo de Cessão de Uso), solicitando a repactuação do acordo para a manutenção da unidade no Palácio da Instrução.
 
Com informações da Assessoria, Ana Luíza Anache/MPMT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet