Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
21:26:56
informe o texto

Notícias / Geral

17/05/2019 às 09:18

Guarda Municipal contabiliza 11.902 atendimentos no mês de abril

Conforme o balanço, 5.179 alunos foram atendidos com o programa Educação para o Trânsito

Leiagora

Guarda Municipal contabiliza 11.902 atendimentos no mês de abril

Foto: Assessoria

A secretaria de Defesa Social divulgou o relatório de atividades desenvolvidas pela Guarda Municipal (GM) durante o mês de abril. Segundo os dados operacionais do órgão, foram contabilizados 11.902 registros, dentre ocorrências, atendimentos e empenhos desenvolvidos pelas equipes em programas sociais, além de autuações de transito.

Conforme o balanço, 5.179 alunos foram atendidos com o programa Educação para o Trânsito, onde puderam ver e participar do Teatro de Fantoche. Já a equipe que realiza as rondas escolares contabilizaram 804 ações de efetividade preventiva (ronda escolar), em frente às escolas da Rede Municipal, bem como no entorno das unidades, e 472 alunos atendidos no projeto “Paz e Segurança na Comunidade Escolar”.

Foram registrados 3.014 autos de infrações de trânsito (multas), 108 atendimentos a acidentes de trânsitos sem vitimas, e quatro manutenções preventivas de veículos. Já na modalidade de segurança ostensiva e preventiva foram realizadas pela Defesa Civil 59 atendimentos, a Junta Militar atendeu 1.314 jovens atendidos com o serviço militar, 30 mulheres que obtiveram da justiça medida protetiva foram monitoras, além da confecção de 18 registros de ocorrências corretiva.

De acordo com o secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, o aumento nas atividades desenvolvidas pela instituição de segurança municipal tem sido observado mensalmente, e em todos os setores que integram a pasta. “Em 2018 fechamos o ano com mais de 50 mil atendimentos, e neste ano esse número deve dobrar, uma vez que somente neste quadrimestre do ano já contabilizamos mais de 30 mil atuações”.

O comandante destacou que a Guarda Municipal tem superado as estatísticas de anos anteriores, em especial em áreas sociais e preventivas, a exemplo do projeto “Ronda Escolar”, que atua na segurança dos alunos da Rede Pública e Privada, a “Arte de Ensinar”, que aborda de uma forma lúdica temas da atualidade, e o projeto “Paz e Segurança na Comunidade Escolar”, que atende alunos da rede pública.  “Esses projetos são desenvolvidos em parceria com a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e busca em princípio, assegurar a tranquilidade no ambiente escolar permitindo que o corpo docente tenha a capacidade de fazer o seu trabalho sem estar sendo incomodado por ninguém que esteja na parte externa da unidade escolar”, explicou.    

Outra atuação desenvolvida pela equipe da Guarda Municipal tem sido na fiscalização de trânsito, onde a equipe operacional realizou somente neste mês 3.914 notificações referentes à auto de infrações. “Esse aumento também tem sido observado e isso se deve a falta de conscientização dos motoristas que ainda insiste em manter alta velocidade, principalmente em vias monitoradas pelo radar eletrônico. Fizemos uma campanha extensa falando sobre a operacionalização desses equipamentos em avenidas de grande circulação de veículos, e demos todos os prazos para que os motoristas pudessem se adequar, porém  temos flagrado muitos motoristas trafegando  além da velocidade permitida, que é de 60 km.”, alertou o comandante, destacando que a intenção não é multar os motoristas, mas sim minimizar os acidentes de trânsito em pontos estratégicos da cidade.   

As infrações por excesso de velocidade variam em média de R$ 130,16 e a gravíssima R$ 880,41 além dos pontos registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que podem adicionar até sete pontos em uma única infração.  

Direto de Várzea Grande, Kátia Passos, Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet