Cuiabá, terça-feira, 15/10/2019
17:11:07
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

17/05/2019 às 16:30

Mesmo com redução de área produção de café deve ser 14% maior neste ano em MT

A estimativa de produtividade média nesta temporada é de 14 sacas por hectare.

Bruno Bortolozo

Mesmo com redução de área produção de café deve ser 14% maior neste ano em MT

Foto: Reprodução/IMA

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de café em Mato Grosso deve ser maior neste ano. O relatório divulgado pela Conab nesta semana aponta que o aumento pode chegar a 14%, no comparativo com a safra anterior.

Isso significa que é possível que a produção alcance as 118 mil sacas. A estimativa de produtividade média nesta temporada é de 14 sacas por hectare, ou seja 25,7% a mais que em 2018.

Mesmo com a expectativa sendo das melhores, a Conab informou que neste ano a área plantada com café será 9,3% menor, com 8,4 mil hectares no estado.

O principal motivo para a diminuição é que houve substituição da cultura em várias áreas localizada no município de Colniza. “(As áreas) perderam espaço para a bovinocultura, atividade tradicional na região”, justificou a Conab.

Em âmbito nacional,  o levantamento da companhia afirma que o Brasil deve colher safra de 50,92 milhões de sacas de café beneficiado neste ano, na soma das espécies arábica e conilon.

Caso isso se concretize, haverá redução de 17,4% com relação ao ano passado. O motivo da queda está relacionado à bienalidade negativa nas plantações da cultura.

Segundo a Conab é um fenômeno natural que faz com que a produtividade seja maior em um ano e menor no outro ano. Mesmo assim, o Brasil ainda é o maior produtor mundial de café e o maior exportador do produto.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Como você acha que está a violência em Mato Grosso neste ano?

Você deve selecionar uma opção
Enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet