Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
08:53:40
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

17/05/2019 às 16:30

Mesmo com redução de área produção de café deve ser 14% maior neste ano em MT

A estimativa de produtividade média nesta temporada é de 14 sacas por hectare.

Bruno Bortolozo

Mesmo com redução de área produção de café deve ser 14% maior neste ano em MT

Foto: Reprodução/IMA

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de café em Mato Grosso deve ser maior neste ano. O relatório divulgado pela Conab nesta semana aponta que o aumento pode chegar a 14%, no comparativo com a safra anterior.

Isso significa que é possível que a produção alcance as 118 mil sacas. A estimativa de produtividade média nesta temporada é de 14 sacas por hectare, ou seja 25,7% a mais que em 2018.

Mesmo com a expectativa sendo das melhores, a Conab informou que neste ano a área plantada com café será 9,3% menor, com 8,4 mil hectares no estado.

O principal motivo para a diminuição é que houve substituição da cultura em várias áreas localizada no município de Colniza. “(As áreas) perderam espaço para a bovinocultura, atividade tradicional na região”, justificou a Conab.

Em âmbito nacional,  o levantamento da companhia afirma que o Brasil deve colher safra de 50,92 milhões de sacas de café beneficiado neste ano, na soma das espécies arábica e conilon.

Caso isso se concretize, haverá redução de 17,4% com relação ao ano passado. O motivo da queda está relacionado à bienalidade negativa nas plantações da cultura.

Segundo a Conab é um fenômeno natural que faz com que a produtividade seja maior em um ano e menor no outro ano. Mesmo assim, o Brasil ainda é o maior produtor mundial de café e o maior exportador do produto.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet