Cuiabá, quarta-feira, 26/06/2019
02:47:43
informe o texto

Notícias / Agronegócio e Economia

20/05/2019 às 08:44

Soja: Aiba estima produção do oeste da Bahia em 5,3 milhões de toneladas

Leiagora

Soja: Aiba estima produção do oeste da Bahia em 5,3 milhões de toneladas

Foto: Reprodução Internet

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) estimou a produção de soja do oeste da Bahia em 5,3 milhões de toneladas. "A produtividade, embora menor do que a do ciclo anterior, foi a segunda melhor da história, desde que a sojicultura foi implantada na região", disse a Aiba, em nota, apontando rendimento médio de 56 sacas por hectare, em uma área superior a 1,5 milhão de hectares.

Segundo o assessor de agronegócio da Aiba, Luiz Stahlke, a previsão inicial de colheita para esta temporada era de 66 sacas por hectare, mas a região passou por períodos de seca durante o desenvolvimento. O resultado final ficou acima da média histórica da região. "Na safra anterior, o clima foi favorável em todos os aspectos. Nessa safra o veranico se fez presente; mesmo assim o oeste baiano mostrou o grande potencial produtivo da região", disse Stahlke. 

A segunda principal cultura da região, o algodão, começará a ser colhida na última semana de maio. De acordo com o levantamento, os 333 mil hectares plantados devem render cerca de 1,4 milhão de toneladas de algodão em caroço. A produtividade média deve alcançar 300 arrobas por hectare, segundo a Aiba.

Quanto ao milho, 50% da área foi colhida, conforme a associação. Os números preliminares indicam produtividade média de 140 sacas/hectare, e a Aiba prevê produção total de 1,2 milhão de toneladas.

 
Direto São Paulo, Leticia Pakulski, Estadão Conteúdo

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Qual seu posicionamento em relação a Reforma da Previdência?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet