Cuiabá, terça-feira, 20/08/2019
19:46:32
informe o texto

Notícias / Primavera do Leste

20/05/2019 às 09:17

Prefeitura inaugura o ESF no bairro Padre Onesto Costa

Esse é o 4º posto dos cinco que a administração Léo encontrou com obras paralisadas

Leiagora

Prefeitura inaugura o ESF no bairro Padre Onesto Costa

Foto: Assessoria

O ESF XIII – Posto de Saúde – do bairro Padre Onesto Costa é mais uma obra concluída pelo prefeito Leo Bortolin e entregue à população. Ela é a quarta das cinco que a administração encontrou paralisadas. Foram entregues também 23 cadeiras de rodas e 11 de banho doadas pelo Governo do Estado. A última obra a ser concluída é a do Jardim Luciana, com prazo previsto para julho.

A equipe que vai atender o Padre Onesto é composta por uma enfermeira coordenadora local, dois técnicos em enfermagem, um agente administrativo, uma médica, uma auxiliar de limpeza e cinco agentes comunitárias de saúde, e em breve contará com uma equipe de saúde bucal modalidade II, a qual terá um cirurgião dentista e uma auxiliar.

A Estratégia de Saúde da Família XIII possui, na sua estrutura física - recepção, sala de agentes comunitárias de saúde e reunião, sala de vacina, de curativos, de triagem, de observação, de inalação, escovódromo e consultórios de enfermagem, médico e odontológico. A Unidade atenderá aos bairros Pe. Onesto Costa, Três Américas e Jardim Boa Esperança e uma população estimada em 4.030 pessoas com 80 atendimentos/dia.

 Até o ano passado, a grande região da Primavera III e bairro Buritis contava com apenas uma equipe de ESF para atender mais de 15 mil pessoas. Contudo, no final no ano, com a inauguração da ESF XI e, agora, com a inauguração da ESF XIII, a região possui três unidades básicas de saúde.  A secretária de Saúde Laura Kelly entende que “a quantidade de unidades ainda não é suficiente, porém, em pouco tempo houve um aumento considerável da qualidade da saúde pública na região com as unidades inauguradas”.

Para o prefeito, entregar essa obra vai além do ato de inauguração, “é uma sensação do dever cumprido, é o resultado de uma luta de toda a equipe comprometida em melhorar a qualidade de vida das pessoas e, principalmente, uma demonstração de que estamos no caminho certo quando buscamos apoio em Brasília para fazer de Primavera um município próspero e desenvolvido”.

Participaram da inauguração os deputados estaduais Faissal, Thiago Silva e Ulysses Moraes, deputado federal Valtenir Pereira, vereadores, secretários municipais, servidores e a população que aguardava ansiosa o término dessa obra.

 
Direto de Primavera do Leste, Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet