Cuiabá, sábado, 20/04/2024
08:00:47
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

20/05/2019 às 11:31

Bombeiros promovem curso de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais e Rurais

O curso é dividido em aulas teóricas e práticas, indo desde o sistema de cartografia, sistema de informação geográfica e geo sensoriamento remoto

Josiane Dalmagro

Bombeiros promovem curso de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais e Rurais

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Começou nesta segunda-feira (20) a 4ª edição do Curso de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais, também utilizados para incêndios rurais, na Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

O evento, realizado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, é ministrado pelo Major BM Jean Carlos Oliveira e tem a participação do comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, TC BM Dércio; Secretário Executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, Cel BM Barroso; Diretor de Ensino do Bombeiro, Cel BM Rainho e Com. Geral do Corpo de Bombeiros, Cor. Alessandro.

“O curso é dividido em aulas teóricas e práticas, indo desde o sistema de cartografia, sistema de informação geográfica e geo sensoriamento remoto. O curso dá ênfase na construção de conhecimento de área de sensoriamento de incêndios florestais para realizar ações e fazer planejamento estratégico, prevenção, resposta e responsabilização, por meio de mapas utilizados para realizar as perícias de incêndios”, explica o coordenador do curso, Major Gean Carlos Oliveira.

O Com. Geral do Corpo de Bombeiros, Cor. Alessandro explica que o curso voltado para prevenção de incêndios em florestas, mas também se aplica a áreas rurais e cita um caso em que uma faísca em um trator acabou causando fogo em toda uma plantação de soja, citando que situações como essa podem ser evitadas.

“Usamos as tecnologias como aliadas, para otimizar tempo e recursos humanos qualificando nossos fiscais militares e civis, para incêndios rurais também. Depois da qualificação entraremos na parte das ações, e então a responsabilização administrativa e penal, para os proprietários que cometeram algum ilícito, por exemplo”, explicou o Comandante.

A turma desta edição do curso tem 24 alunos que terão 44 horas de aula, durante uma semana de qualificação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet