Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
21:04:19
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

24/05/2019 às 16:21

Mato Grosso tem déficit de 98% para armazenar safra de milho

Bruno Bortolozo

Mato Grosso tem déficit de 98% para armazenar safra de milho

Foto: Reproduçao/CIBPT

Mato Grosso mais uma vez começa a enfrentar problemas para armazenar milho. A colheita do milho começou, a expectativa é de grande safra e segundo a Conab, a capacidade de estocagem de grãos do estado é de 37,48 milhões de toneladas.

Mesmo com o crescimento do espaço nos estoques em 24,29% nos últimos cinco anos, para que as necessidades de Mato Grosso sejam atendidas, ainda é preciso mais.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea),afirma que a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura (FAO), é de que a disponibilidade ideal de armazéns é de 120% da produção.

“Estima-se que, para a estocagem de grãos em Mato Grosso ser satisfatória na safra 2018/19, seria necessária uma capacidade de 74,24 milhões de toneladas, o que revela um déficit de 98,07%. Dessa forma, em vista das dificuldades de armazenagem que o estado continua enfrentando, é importante que o produtor se planeje para mitigar possíveis prejuízos na safra”, informou o instituto.

A Conab informou na última semana que as propriedades dos próprios agricultores de Mato Grosso, armazenam mais de 8 milhões de toneladas dos grãos produzidos no estado. Este cenário faz com que o nível de armazenagem nas fazendas alcance a casa dos 22%. 

Este índice é maior que a média do país, conforme dados do trabalho de censo com a atualização de dados dos principais armazenadores no estado, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento. 

A pesquisa aponta que o estado tem, atualmente 2.192 unidades de armazenamento cadastradas em 92 municípios. A capacidade estática, assim, totaliza 37,6 milhões de toneladas.

As informações atualizadas mostram que ocorreu um crescimento de 6,8 milhões de toneladas na capacidade de armazenamento que já existe em Mato Grosso.

Mesmo assim o estado ainda está cerca de 40,8 milhões de toneladas abaixo do volume recomendado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), indicando uma capacidade estática de armazenagem 20% superior que a produção agrícola anual do local.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet