Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
08:37:10
informe o texto

Notícias / Geral

27/05/2019 às 10:22

Conselho Municipal de Turismo de Várzea Grande toma posse com objetivo de fomentar o setor

Leiagora

Conselho Municipal de Turismo de Várzea Grande toma posse com objetivo de fomentar o setor

Foto: Assessoria

“O desafio dos integrantes do Conselho Municipal de Turismo, o CONTURVG, será de buscar o equilíbrio entre a preservação cultural, ambiental e o desenvolvimento das potencialidades locais de modo que a atividade turística possa ser capitalizada com base na sustentabilidade. Ou seja, o objetivo do Conselho será de fomentar o Turismo no município”. A declaração é do secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande, José Roberto Amaral de Castro Pinto, durante a posse, na última sexta-feira (24/05), dos 36 membros titulares e suplentes sendo, 18 governamentais e 16 representantes da sociedade civil organizada.

“Para alcançarmos este objetivo e consolidar o turismo como importante vetor econômico local, convidamos para compor o Conselho , representantes das áreas de hospitalidade, cultura, esporte, meio ambiente, transportes, entre outros que trabalham integrados à indústria de viagens. Estes grupos, instituídos por lei municipal, poderão agora avaliar e manter iniciativas democráticas e integradas, trabalhando para consolidar nosso turismo”, explicou o secretário José Roberto Amaral de Castro Pinto, que foi empossado como presidente do Conselho.

“A importância do CONTURVG está na sua condição de fórum deliberativo para o fomento do turismo. Como tal, seus membros devem estar comprometidos”, declarou o vice-presidente do Conselho, eleito logo à posse de seus membros, Guilherme Verdun, representante do Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares (Sobresvag).

O representante da Câmara Municipal de Vereadores, Ícaro Reveles, declarou ao tomar posse que “a promoção e a articulação de toda a sociedade várzea-grandense, através de campanhas que propiciem a transformação de cada cidadão em agente da imagem turística e defensor do patrimônio cultural e ambiental de Várzea Grande será colocada como meta para estimular as atividades culturais e turísticas no município”.

Em nome da sociedade civil organizada, a conselheira titular da Associação de Turismo e cultura de Bonsucesso, Cilbene Maria Rosa da Conceição, declarou que com a atuação do Conselho “será possível a união de esforços pelo desenvolvimento do setor. Teremos um diálogo qualificado por melhorias no Turismo e a permissão da adoção de iniciativas integradas, que proporcionarão o adequado aproveitamento do potencial turístico de Várzea Grande. Hoje temos um bom setor hoteleiro, empresas locadoras de veículos, bons restaurantes, espaços culturais, porém cada grupo trabalha sozinho, com o Conselho vamos unir esforços”, observou.

O Conselho , segundo o gestor da pasta José Roberto Amaral de Castro Pinto, foi sancionado pela prefeita Lucimar Sacre de Campos, através do Decreto nº31 de 21 de maio deste ano e, é uma exigência do Ministério do Turismo para que Várzea Grande integre o Programa Nacional de Regionalização do Turismo (PRT). “A partir deste colegiado, Várzea Grande integrará o Mapa Turístico Nacional e adotará planos estruturantes coerentes com a realidade local. O objetivo é proporcionar a gestão descentralizada a partir do envolvimento dos diversos segmentos ligados à atividade. Futuramente o Conselho poderá constituir um Fundo Municipal de Turismo para proporcionar mais agilidade e autonomia à sua gestão. Os recursos do instrumento, vinculado à prefeitura, podem ter origem pública e/ou privada, a partir de ações a exemplo de convênios, doações, taxação de atrativos e dotações orçamentárias”, detalhou o gestor.

Compõem o Conselho , representantes da Câmara Municipal de Vereadores; secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo; Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural; Educação, Cultura, Esportes e Lazer; Governo; Serviços Públicos e Mobilidade Urbana; Planejamento; Assistência Social e, Gabinete da Prefeita. Da sociedade civil organizada compõem o Conselho: a Sociedade Beneficente Escolar de Várzea Grande (Sobev); o Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares (Sobresvag); a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav); a Associação de Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT); o Sindicato de Empresas de Eventos (Sindeventos); a Associação de Turismo e Cultura de Bonsucesso; o Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur) e a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA).
Direto de Várzea Grande, Rafaela Maximiano, Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet