Cuiabá, quinta-feira, 19/09/2019
21:18:12
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

28/05/2019 às 08:36

Agricultura estuda medida para que agricultor reforce cuidados na aplicação

De acordo com a ministra da Agricultura, cuidados com os agricultores que aplicam os defensivos no Brasil serão redobrados

Leiagora

Agricultura estuda medida para que agricultor reforce cuidados na aplicação

Foto: Reprodução Internet

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta ontem, 27, que o governo está preparando uma medida legislativa para, em parceria com as entidades do setor, redobrar os cuidados com os agricultores que aplicam os defensivos no Brasil. "Eles precisam de informação e de equipamentos adequados de proteção; é inaceitável que haja contaminação, não podemos mais permitir isso", afirmou em nota. "É aqui que verdadeiramente ocorre o problema - e não na mesa do consumidor." 

A ministra abriu nesta segunda em Brasília a Semana Nacional dos Orgânicos.
Segundo ela, assim como ocorre com os agroquímicos, os biodefensivos também precisam ser aplicados com uma série de cuidados para não haver riscos de contaminação. O Brasil bateu recorde de aprovação de biodefensivos nos últimos meses e, segundo a ministra, a demanda por eles só cresce. 

Tereza Cristina disse que os defensivos que vêm sendo liberados no Brasil são genéricos que já estão no mercado e produtos que aguardavam registro há anos. Segundo ela, todos os produtos brasileiros são testados e aprovados e "ficam muito abaixo do que é permitido para eventuais resíduos de insumos".

"Nem nós, nem o Ibama, nem a Anvisa, envenenamos o prato de ninguém", afirmou. "Aliás, eu quero informar que não assino nenhuma dessas aprovações; elas passam por um longo processo e são verificadas por várias equipes técnicas."

 
Direto de São Paulo, Estadão Conteúdo

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet