Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
08:08:58
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

28/05/2019 às 08:36

Agricultura estuda medida para que agricultor reforce cuidados na aplicação

De acordo com a ministra da Agricultura, cuidados com os agricultores que aplicam os defensivos no Brasil serão redobrados

Leiagora

Agricultura estuda medida para que agricultor reforce cuidados na aplicação

Foto: Reprodução Internet

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta ontem, 27, que o governo está preparando uma medida legislativa para, em parceria com as entidades do setor, redobrar os cuidados com os agricultores que aplicam os defensivos no Brasil. "Eles precisam de informação e de equipamentos adequados de proteção; é inaceitável que haja contaminação, não podemos mais permitir isso", afirmou em nota. "É aqui que verdadeiramente ocorre o problema - e não na mesa do consumidor." 

A ministra abriu nesta segunda em Brasília a Semana Nacional dos Orgânicos.
Segundo ela, assim como ocorre com os agroquímicos, os biodefensivos também precisam ser aplicados com uma série de cuidados para não haver riscos de contaminação. O Brasil bateu recorde de aprovação de biodefensivos nos últimos meses e, segundo a ministra, a demanda por eles só cresce. 

Tereza Cristina disse que os defensivos que vêm sendo liberados no Brasil são genéricos que já estão no mercado e produtos que aguardavam registro há anos. Segundo ela, todos os produtos brasileiros são testados e aprovados e "ficam muito abaixo do que é permitido para eventuais resíduos de insumos".

"Nem nós, nem o Ibama, nem a Anvisa, envenenamos o prato de ninguém", afirmou. "Aliás, eu quero informar que não assino nenhuma dessas aprovações; elas passam por um longo processo e são verificadas por várias equipes técnicas."

 
Direto de São Paulo, Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet