Cuiabá, quarta-feira, 19/06/2019
15:40:42
informe o texto

Notícias / Arte & Cultura

28/05/2019 às 09:25

Show de canto lírico acontece nesta quinta no Teatro da UFMT

Esta é a quarta edição do evento Canto Lírico, que desde 2016, já contou com versões de canto lírico nas línguas italiana, inglesa e alemã

Leiagora

Show de canto lírico acontece nesta quinta no Teatro da UFMT

Foto: Divulgação

Os amantes de música têm data marcada para ouvir e viver todo o encanto do canto lírico francês. Nesta quinta-feira (30), às 20h, o Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) será invadido pela quarta edição do evento Canto Lírico, realizado pelo Departamento de Artes da Universidade. Dessa vez, o canto lírico será apresentado na versão francesa. O evento tem entrada gratuita.  

Segundo o idealizador do projeto e músico José Fortunato Fernandes, a edição na língua francesa vai apresentar um repertório de música de câmara, com compositores como Reynaldo Hahn, Gabriel Fauré, Claude Debussy, Henri Duparc e Francis Poulenc.

O show contará com a participação de professores, alunos e convidados da comunidade. As obras serão apresentadas pelos músicos José Fortunato (tenor), Gleicy Paniago (soprano) e pelo pianista Ângelo Santos, com histórias narradas por Zeca Lacerda e Lindi Mariani.  

Para Fortunato, o evento é uma oportunidade de proporcionar ao público contato com a música erudita de forma gratuita, leve e didática – pois há uma breve explicação sobre cada música antes de sua apresentação –, e também uma oportunidade para alunos dos cursos de Música terem contato com a produção de uma apresentação musical.

“Os ensaios, a pesquisa, a divulgação, a projeção das traduções, a sonorização e a iluminação são fatores importantes na produção do evento e, assim, uma oportunidade para que os alunos se familiarizem com eles, pois infelizmente Cuiabá conta com pouquíssimos programas voltados ao canto lírico. No entanto, tem sido encantador recebermos, ao longo dos anos, um público de todas as idades, desde crianças a pessoas de idade mais avançada”, explica.

O Canto Lírico Francês integra a Semana do Departamento de Artes da UFMT e tem apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da Universidade. “É importante ressaltar que o Departamento de Artes da UFMT tem se empenhado ano a ano em pesquisar repertório consagrado mundialmente, buscando difundi-lo em Cuiabá. Além disso, é muito gratificante perceber que desde o início do projeto contamos com um público expressivo em nossas apresentações, o que mostra que a cultura deve ser cada vez mais valorizada”, conclui Fortunato.  

O projeto dá continuidade às edições apresentadas desde 2016, quando foi apresentado o Canto Lírico na versão italiana; em 2017, Canto Lírico Inglês; e 2018, o Canto Lírico Alemão. 
Com assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet