Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
12:44:50
informe o texto

Notícias / Geral

28/05/2019 às 16:44

PIB do setor agropecuário deve crescer 0,6% em 2019, diz Ipea

Ao rever a previsão, o instituto sinalizou uma melhora no crescimento do setor neste ano

Leiagora

PIB do setor agropecuário deve crescer 0,6% em 2019, diz Ipea

Foto: Reprodução Internet

O setor agropecuário em 2019 deve avançar 0,6%, segundo projeção do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada nesta terça-feira (28). 

Ao rever a previsão, o instituto sinalizou uma melhora no crescimento do setor neste ano. Em fevereiro, a perspectiva era que a alta fosse de 0,4%.

O cálculo do instituto indica um crescimento ainda lento do segmento, que apresentou alta de 0,1% no ano passado, após ter um crescimento recorde em 2017, de 12,5%.

O segmento que deve impactar mais o avanço é a pecuária, com forte contribuição do grupo bovino -cujo crescimento deve ser de 3% em relação ao ano passado. Os dados confirmaram a projeção do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), que colocou em destaque a produção de bovinos, suínos e leite.

No caso do grupo suíno, o aumento de 5,6% ocorre devido à disseminação da peste suína africana na China, que impacta a produção no país asiático. 

Já a agricultura deve ficar com um desempenho menor, avançando 0,1% no período.

Apesar da projeção de uma alta expressiva do milho (12,6%), algodão (29%) e café (10%), o comportamento deve ficar tímido devido à queda no que era previsto para a produção de soja. A safra da oleaginosa deve recuar 4,4%, de acordo com o LSPA (Levantamento Sistemático da Agricultura), índice do IBGE.

Direto de São Paulo / Folhapress
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet