Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
17:26:34
informe o texto

Notícias / Política

29/05/2019 às 15:15

Assembleia vai mediar negociações entre governo e trabalhadores da educação

Uma reunião deverá ser realizada na próxima sexta-feira para apresentação das primeiras propostas

Leiagora

Assembleia vai mediar negociações entre governo e trabalhadores da educação

Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) assume a intermediação do diálogo entre o Poder Executivo e os servidores da educação para resolver o impasse com relação ao movimento grevista iniciado nessa segunda-feira (27) no estado. Uma reunião entre representantes do governo, do Sindicato dos  trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) e da ALMT será realizada na próxima sexta-feira (31). Até lá, parte dos profissionais continua paralisada mesmo com o aviso de corte de ponto mantido por parte do governo.

Na tarde dessa terça-feira (28), houve uma reunião dos professores integrantes do movimento grevista, agendada pelo deputado Lúdio Cabral (PT), no Colégio de Líderes, antes da sessão plenária, para apresentar aos trabalhadores os primeiros avanços com relação às negociações com o Poder Executivo.

“Os professores apresentaram oficialmente aos deputados as pautas de reivindicações e o Plenário passa a assumir o papel de mediação entre governo e trabalhadores. A postura do governo era de confronto, ameaça de cortes e demissões. Quanto mais rápido se superar a greve, melhor será para todos e levamos isso ao governador Mauro Mendes, que já agendou uma reunião para diálogo com os professores”, explicou Lúdio Cabral.

A presidente em exercício da Assembleia, deputada Janaina Riva (MDB), disse que existem duas pautas em debate, que seria o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores e o pagamento da recomposição do poder de compra dos profissionais, regulamentada por meio da Lei nº 510/2013.

“Existem o pagamento do ganho real ajustado pela Lei 510/2013 e o pagamento da reposição inflacionária que abrange todos os servidores. O que os professores querem é uma proposta, mesmo que não seja para o pagamento integral agora. O medo é não ter nenhuma perspectiva de futuro com relação isso, você tem um direito constitucional e se não tem nenhuma sinalização com relação ao cumprimento disso”, explicou Janaina Riva. Ainda segundo a presidente, o mais importante é viabilizar o pagamento da RGA porque abrange todos os servidores públicos e depois negociar o pagamento da recomposição do poder de compra dos servidores da Educação.

O presidente do Sintep, Valdeir Pereira, considerou positiva intermediação das negociações para que haja acordo com relação às reivindicações, que incluem concurso público, reforma das escolas, cumprimento da Lei 510/2013 e o pagamento do RGA. “Existe uma necessidade efetiva do governo negociar com a categoria e não apenas enviar ameaças, como foi feito até agora, que até agora inflamaram ainda mais o movimento”.

A reunião entre os professores e o governador Mauro Mendes deve ser realizada na próxima sexta-feira, às 8h, no Palácio Paiaguás. Os deputados deverão acompanhar as negociações.
Direto da assessoria ALMT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet