Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
06:20:26
informe o texto

Notícias / Política

30/05/2019 às 09:58

‘Mendes sabia dos números de MT e prometeu em campanha garantir direitos de servidores’

Por fim, Lúdio cita que governador deverá sofrer críticas dos próximos 4 governadores

Fernanda Leite

Deputado estadual Lúdio Cabral (PT) avalia que o governador, Mauro Mendes (DEM), estaria fazendo ‘terrorismo’ com as leis que asseguram os direitos dos servidores públicos do Estado.

“Ao longo dos 10 anos este reajuste aos trabalhadores da Educação de maio respeitadamente já deve ser depositado.  Ocorre que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) tem interpretações diversas, após o decreto de calamidade, por exemplo, dependendo do entendimento não ocorreu estouro”, disse.

Lúdio lembra que os reajustes salariais foram chancelados pelo próprio Ministério Público Estadual (MPE), no passado. ”Foi uma decisão positiva colocar o MP para ajudar a resolver esse impasse. Hoje, o MP contesta os reajustes, mas chancelou no passado. E não cabe ao atual governador criticar cumprimentos de leis ou fazer juízo das mesmas”, criticou.

O não pagamento da recomposição salarial aos profissionais da educação também implica o descumprimento de uma lei (510/2013), que foi sancionada, inclusive, com anuência do Ministério Público na época. “Existe um conflito entre uma normal legal e a Lei de Responsabilidade Fiscal e o interesse social deve comparecer. Fizemos um chamado ao MPE para que eles nos auxiliem neste diálogo e o resultado mais positivo foi inserir a promotoria na mediação juntamente com a Assembleia no processo de negociação entre governo e trabalhadores”, disse.

Por fim, Lúdio cita que governador deverá sofrer críticas dos próximos quatro governadores. “ E se ele [Mauro Mendes] for contestado lá na frente? Então, temos que trabalhar com o que temos e cumprir o que manda a lei. Ele sabia dos números durante a campanha e assumiu com os servidores o compromisso de  cumprir todas as leis e reajustes”,  finalizou.
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet