Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
21:42:36
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

31/05/2019 às 09:03

Ministério da Agricultura avalia caso atípico de vaca louca em MT

O governo deverá ter o resultado nos próximos dias.

Leiagora

Ministério da Agricultura avalia caso atípico de vaca louca em MT

Foto: Reprodução

 O Ministério da Agricultura está avaliando uma suspeita de caso atípico de vaca louca ocorrido em Mato Grosso. O caso está sobe investigação, mas ainda sem confirmação se é uma Encefalopatia Espongiforme Bovina, a chamada doença da vaca louca. O governo deverá ter o resultado nos próximos dias.

Segundo um representante do ministério, é muito cedo para qualquer avaliação. O órgão, como medida preventiva, faz muitas checagens de controle de sanidade dos animais, e esta foi mais uma. Neste caso, o animal, devido às dificuldades de transporte, teria ficado muito tempo no caminhão e chegou prostrado no frigorífico, o que altera ainda mais o sistema nervoso.

Essas investigações de sanidade animal são frequentes pelo técnicos da Agricultura. Se o caso for confirmado, porém, não será o primeiro no país. Em 2010 foi confirmada uma ocorrência semelhante em uma fazenda de Sertanópolis, norte do Paraná. Naquela ocasião, países chegaram a barrar a carne brasileira, mas país conseguiu manter status de risco insignificante para a enfermidade.

A chamada doença da vaca louca, quando atípica, não se configura em risco para a saúde humana, segundo a OIE (Organização Mundial da Saúde Animal).

O caso de Sertanópolis foi confirmado como uma manifestação atípica da doença. O animal era uma vaca de 13 anos, idade semelhante à do caso atual. Quanto mais velhos, mais os animais são suscetíveis à doença.
O caso clássico de vaca louca provém de alimentação dos bovinos com proteínas de outros animais. Já os casos atípicos são de aparecimento espontâneo, sem ligação com alimentação. São provocados por degeneração celular.
Direto de São Paulo, Mauro Zafalon, Folhapress
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet