Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
22:30:54
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

31/05/2019 às 11:35

Mato Grosso pode ter foco de 'Vaca Louca'

Ministério da Agricultura investiga suposto foco da Vaca Louca em Mato Grosso

Iury Lupaudi

Mato Grosso pode ter foco de 'Vaca Louca'

Foto: Reprodução internet

Ministério da Agricultura confirmou que técnicos estão investigando um suposto caso de "Vaca Louca" em uma fazenda de Mato Grosso.

Exames laboratoriais já foram feitos e o resultado deve sair na próxima semana.

Em nota, o Ministério da Agricultura diz que é muito cedo para qualquer avaliação. O órgão, como medida preventiva, faz muitas checagens de controle de sanidade dos animais, e esta foi mais uma.

O Ministério da Agricultura não informou a cidade onde o foco teria sido encontrado.

O Brasil já teve dois casos atípicos confirmados, em 2014, também em Mato Grosso, e em 2010, em uma fazenda de Sertanópolis, norte do Paraná. Nessa ocasiões, países chegaram a barrar a carne brasileira, mas  país conseguiu manter status de risco insignificante para a enfermidade.

VACA LOUCA

Os seres humanos podem adquirir a doença pela ingestão de produtos de carne contaminados. Quando a carne é bovina, o distúrbio recebe o nome de doença de Creutzfeldt-Jakob e causa demência e morte. A doença é rara.

A doença é caracterizada pela rápida deterioração mental, geralmente dentro de alguns meses. A maioria das pessoas, eventualmente, entra em coma.

O tratamento se concentra em manter a pessoa o mais confortável possível. (Fonte: Hospital Israelita A. Einstein)

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO IMEA/MT
 
Em relação à suspeita de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), doença conhecida como “vaca louca”, em um bovino no Estado, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso esclarece que:

Em uma análise de rotina que faz parte do sistema de vigilância nacional para EEB foi detectado, em teste de triagem um resultado suspeito para a doença. O INDEA/MT tomou todas as providências cabíveis enquanto aguarda o resultado final em laboratório de referência.

Ressaltamos que são realizadas ações rigorosas de fiscalização em estabelecimentos de criação de gado no estado, além de rotineiros testes nos alimentos fornecidos aos ruminantes, de modo a prevenir a ocorrência da doença. O produtor rural mato-grossense conhece as normas brasileiras e está comprometido com os métodos de prevenção em vigor.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet