Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
08:49:42
informe o texto

Notícias / Esporte

31/05/2019 às 13:22

Cuiabá sedia maior torneio de Xadrez da história de MT neste fim de semana

O Contaud vale 22 mil reais em premiação, pontuação no ranking internacional de xadrez e duas vagas à semifinal do brasileiro

Leiagora

Cuiabá sedia maior torneio de Xadrez da história de MT neste fim de semana

Foto: Junior Martins

Mais de uma centena de enxadristas de cinco países e de 14 estados brasileiros e mais Distrito Federal competem no maior torneio da história do estado de Mato Grosso e um dos maiores torneios do país, o Aberto do Brasil STD Contaud 2019, que ocorre neste fim de semana, inicia na sexta-feira (31.05), às 13h30, e segue até domingo (02.06), às 19h, no Paiaguás Palace Hotel, em Cuiabá. E o público tem entrada gratuita para assistir aos jogos dos Grandes Mestres.

“É o maior torneio da história do estado, tanto na quantia de participantes quanto na maior premiação e no maior nível de força (nível técnico). Também é um dos maiores do país em premiação e em força. Temos 122 enxadristas, premiação de 22 mil reais e presença de 28 titulados, que são os mestres de xadrez. Esses mestres são determinados por critérios da Federação Internacional de Xadrez (FIDE)”, avalia o presidente da Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX), Higor Carlos de Almeida.

O Aberto do Brasil STD Contaud 2019 conta com enxadristas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Acre, Paraíba, Amapá, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Rondônia e ainda do Paraguai, Uruguai, Argentina e Estados Unidos. E, segundo o diretor do torneio, Cleiton Marino Santana, a competição vale duas vagas para a semifinal do 86° Campeonato Brasileiro de Xadrez de 2019.

“Nosso objetivo é contribuir à melhoria do nível técnico do xadrez brasileiro e sul-americano, congregar a comunidade enxadrística mato-grossense, promover intercâmbio cultural e social, movimentar os rankings nacional e internacional e incentivar o turismo esportivo e cultural em Cuiabá. E temos a participação do melhor ranqueado do Brasil, também do atual campeão brasileiro e de um dos vinte melhores enxadristas da América”, comenta o diretor, Cleiton Santana.

Programação

Sexta-feira (31.05) – Abertura e Congresso Técnico (início às 13h30), primeira rodada de partidas (início às 14h) e segunda rodada (às 20h); Sábado (01.06) – Terceira rodada (às 14h), quarta rodada (20h); Domingo (02.06) – Quinta rodada (09h30), sexta rodada (15h) e encerramento e premiação (início às 19h). Mais informações estão disponíveis no site (https://www.novafmtx.com/) e no Facebook da Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX).
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet