Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
15:11:25
informe o texto

Notícias / Esporte

01/06/2019 às 16:25

Organizadores de evento lamentam visão 'errada' do MP sobre prova do laço

Em todos os esportes eqüestres o cavalo tem que ser considerado a figura mais importante. O bem estar do cavalo tem que estar acima da necessidade dos organizadores, patrocinadores e oficiais.

Leiagora

Organizadores de evento lamentam visão 'errada' do MP sobre prova do laço

Foto: Assessoria

Os organizadores da Sétima Semana do Cavalo, que ocorre no Haras Twin Bhothers, em Cuiabá, lamentaram a decisão do Ministério Público Estadual (MPE) em 'barrar' na justiça uma das modalidades realizadas no evento, o laço em dupla e técnico, sob argumentos de maus-tratos aos animais. 

Os organizadores alegam que, em todos os eventos realizados no local, jamais ocorreu algum acidente envolvendo os bichos.  "O  evento gera emprego e renda. A decisão só traz prejuízos aos associados, aos competidores e ao Haras. A decisão será cumprida, mas a defesa judicial em instâncias superiores será solicitada”.

Conforme os organizadores, os animais possuem todo o suporte, com cuidadores, médicos veterinários e outros. E completa afirmando que a única função do esporte é ver a alegria do desafio entre homem e animal sem dano físico a nenhum dos dois.

Na ação, o MPMT argumenta que as provas realizadas nas modalidades que utilizam laços causam maus -tratos aos animais . A constatação baseia-se em estudos científicos e técnicos realizados em todo o país. Como o próprio nome sugere, as provas em laço envolvem diversas modalidades, onde o objetivo é imobilizar o animal por meio do laço. Embora possam ter pequenas variações de uma região para outra, a proposta é sempre a mesma: laçar os animais que estão em movimento. 

A ação foi proposta pelos promotores de Justiça, Marcelo Caetano Vacchiano e Joelson de Campos Maciel, ambos atuam, respectivamente, na 15ª e 16ª Promotorias de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural.

Confira regulamento da prova 

Em todos os esportes eqüestres o cavalo tem que ser considerado a figura mais importante. O bem-estar do cavalo tem que estar acima da necessidade dos organizadores, patrocinadores e oficiais. Todo manejo e tratamento veterinário têm que assegurar a saúde e o bem-estar do cavalo.

Os mais altos padrões de nutrição, alimentação, saúde, higiene e segurança têm que ser incentivados e mantidos em qualquer situação. Durante o transporte, adequadas provisões têm de ser providenciadas para assegurar a ventilação, alimentação (bebida, comida), e manter as condições de saúde do organismo do cavalo. Tem que se dar ênfase na crescente educação e treinamento, nas práticas eqüestres e na promoção de pesquisas científicas da saúde eqüina.

No interesse do cavalo, a aptidão e competência do cavaleiro têm que ser consideradas como essenciais. Todos os métodos de treinamento e equitação consideram o cavalo como um “ser vivo” e não podem incluir qualquer técnica considerada como abusiva. As Associações Nacionais têm que estabelecer controles adequados para que todas as pessoas de sua jurisdição respeitem a segurança do cavalo. As regras, regulamentações nacionais e internacionais do esporte eqüestre a respeito da saúde e segurança do cavalo têm que ser aderidas não só nos concursos Nacionais e Internacionais, mas também nos treinamentos. As regras e regulamentações das competições têm que ser revisadas constantemente para garantir sempre a segurança. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Camila 02/06/2019 às 00:00

    Quem está reclamando com certeza nunca assistiu uma prova de laço, não sabe como funcionam as regras e regulamento, não sabe que há inspetores de bem-estar animal. Ridícula essa decisão de proibir

 
Sitevip Internet