Cuiabá, quarta-feira, 18/09/2019
09:43:57
informe o texto

Notícias / Mundo

03/06/2019 às 07:45

EUA: três condados de Oklahoma entram em situação de calamidade após inundações

Leiagora

EUA: três condados de Oklahoma entram em situação de calamidade após inundações

Foto: apnews

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou situação de calamidade em três condados de Oklahoma que foram devastados por enchentes, tornados e outras tempestades severas. A declaração permite assistência federal aos condados de Muskogee, Tulsa e Waggoner, que sofreram inundações desde 7 de maio.

O governador de Oklahoma, Kevin Stitt, disse que o Estado vai solicitar que outros condados sejam adicionados à declaração. Em todo o Estado, seis pessoas morreram e 118 ficaram feridas. Autoridades dizem que mais de 900 casas foram danificadas, incluindo 335 que foram destruídas. A assistência incluirá financiamento da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, empréstimos federais a juros baixos, seguro-desemprego em desastres e possíveis subvenções.

No Arkansas, autoridades da comunidade de Dardanelle, onde um dique rompeu, disseram que o risco de inundações generalizadas diminuiu. O prefeito de Dardanelle, Jimmy Witt, disse em um post no Facebook acreditar que a cidade de cerca de 4.700 habitantes "ficará bem" depois que o fluxo de água em direção à comunidade começar a desacelerar.

Witt havia alertado que a cidade poderia ser inundada depois que o rio Arkansas fez um buraco de 12 metros em um dique próximo a Dardanelle. Comunidades rurais próximas foram inundadas, mas alguns moradores já haviam sido evacuados. Um dique temporário foi montado, mas as águas não atingiram a barreira.

O meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA Dennis Cavanaugh indicou que novas chuvas previstas para Oklahoma provavelmente prolongariam as enchentes ao longo do rio Arkansas. A maioria das áreas verá a ameaça de grandes inundações diminuir em algumas semanas, embora o rio provavelmente permaneça em nível muito elevado, disse Cavanaugh. Espera-se que o Arkansas receba mais chuva no fim desta semana, o que aumentaria a probabilidade de enchentes.
Fonte: Associated Press.
Direto de Little Rock, EUA, Estadão Conteúdo 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet