Cuiabá, quinta-feira, 27/06/2019
08:16:17
informe o texto

Notícias / Mato Grosso

03/06/2019 às 13:37

MT Hemocentro divulga calendário de coletas para o Junho Vermelho

O MT Hemocentro, assim como todos os bancos de sangue do país, registra uma redução de 30% a 40% no número de doações

Leiagora

MT Hemocentro divulga calendário de coletas para o Junho Vermelho

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Para sensibilizar a população sobre a importância do ato de doar sangue, o MT Hemocentro realiza a Campanha Junho Vermelho durante todo este mês. A programação conta com a parceria dos municípios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde e Rosário Oeste, além de instituições públicas e particulares que vão receber a equipe do Hemobus – o ônibus de coleta externa de sangue.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o mês foi escolhido também em função da chegada do inverno e do período de férias, momentos em que há redução no número de doações de sangue. A campanha ainda leva em consideração o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 14 de junho.

“Essa campanha acontece simultaneamente em todo o país, com o objetivo de ampliar os estoques de sangue no período que antecede as férias de julho e, ao mesmo tempo, para incentivar a população a tornar a doação de sangue uma prática rotineira”, explicou Gian Carla.

Nos meses de férias – junho, julho, dezembro e janeiro – o MT Hemocentro, assim como todos os bancos de sangue do país, registra uma redução de 30% a 40% no número de doações. Entretanto, a queda acontece simultaneamente ao esperado aumento da demanda, pois, nestes meses, acontecem mais acidentes de trânsito, acidentes domésticos e brigas acarretadas pelo uso excessivo de bebida alcoólica.

Ainda assim, a necessidade de manutenção do estoque de sangue no MT Hemocentro é verificada ao longo de todo o ano. A unidade presta atendimento sanguíneo aos dois maiores hospitais do Estado, que são o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá e o de Várzea Grande, além do Hospital Universitário Júlio Muller e Hospital Municipal São Benedito.

Na sede do banco de sangue, há ainda atendimento a pacientes portadores de doenças hematológicas, regulados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oriundos dos 141 municípios de Mato Grosso.

Serviço

As empresas que tiverem o desejo de aderir à campanha do Junho Vermelho devem entrar em contato pelo número: (65) 3623-0044. O MT Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, Nº 1.055, bairro Porto/Centro Sul; os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.

Já a Unidade de Coleta (UC) do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Rua General Vale, Nº 182, bairro Bandeirantes. Para mais informações refrentes à unidade, entre em contato pelo telefone: (65) 3324-1062.

Veja a agenda de atividades para o mês de junho:

Dia 5 – Coleta externa de Redome (medula óssea) na Assembleia Legislativa;

Dia 11 – Hemobus estará na cidade de Chapada dos Guimarães;

Dia 14 – Hemobus fará coleta no Laboratório Lentes Gradual, em Cuiabá;

Dias 18 e 19 – Hemobus atenderá no município de Campo Verde;

Dia 21 – Haverá coleta interna de plaqueta por aférese com a presença de doadores fidelizados;

Dia 26 – Hemobus estará no município de Rosário Oeste.
Com informações da Assessoria, ​Rose Velasco | SES-MT 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Qual seu posicionamento em relação a Reforma da Previdência?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet