Cuiabá, quarta-feira, 29/01/2020
14:17:24
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

05/06/2019 às 08:52

Preço do litro de leite no PR aumentou 12% nos cinco primeiros meses do ano

Conforme boletim divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral)

Leiagora

Preço do litro de leite no PR aumentou 12% nos cinco primeiros meses do ano

Foto: Reprodução Internet

O preço do leite pago ao produtor no Paraná subiu 12% de janeiro a maio deste ano e fechou maio valendo R$ 1,41/litro, conforme boletim divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado. Comparado a maio do ano passado, o preço subiu 16%. 

A valorização do leite no Paraná - e também no Centro-Sul do País - vem ocorrendo em função da menor produção. Alguns motivos contribuem para a queda da oferta, informa o Deral, como o clima instável no primeiro trimestre do ano e as novas instruções normativas 76 e 77 (INs), que exigem melhor qualidade do leite e maior gestão das atividades cotidianas e controle sistemático, por parte do pecuarista, de mastites, brucelose e tuberculose, o que demanda mais recursos. O abandono da atividade por parte de produtores que não têm condições de investir mais em tecnologia também é apontado pelo Deral como outro motivo para a menor captação de leite.

O Deral informa, além disso, que apesar do atual movimento de recuperação de preços e de mercado, os produtores ainda estão receosos em investir. "Uma melhoria mais sólida e expressiva nas cotações poderá acontecer a curto e médio prazos, com o avançar da entressafra do produto e quedas mais acentuadas na captação."

 
Direto de São Paulo, Guilherme Guilherme especial para a AE, Estadão Conteúdo

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet