Cuiabá, sábado, 20/04/2024
07:40:14
informe o texto

Notícias / Política

05/06/2019 às 11:15

Políticos de MT recriminam decisão do MP que 'barrou' esporte equestre no Haras Twin Brothers

'Os promotores querem aparecer, querem dar entrevistas', disse o deputado José Medeiros.

Fernanda Leite

Políticos de MT recriminam decisão do MP que 'barrou' esporte equestre no Haras Twin Brothers

Foto: Assessoria

Alguns parlamentares de Mato Grosso recriminaram a decisão do Ministério Público Estadual (MPE), que ‘barrou’ na Justiça uma das modalidades realizadas na 7ª Semana do Cavalo, ocorrida na semana passada, no Haras Twin Brothers, o laço em dupla e técnico. O argumento, maus-tratos aos animais. 

Leia mais: Organizadores de evento lamentam visão 'errada' do MP sobre prova do laço

O deputado federal, José Medeiros (Podemos), usou a tribuna da Câmara Federal para criticar o Ministério Público. Ele lembrou que o parlamento já deu aval à proposta de emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a prática da vaquejada.

Para ele, os promotores do MP querem ‘aparecer’. “Estava tendo uma prova de laço em Cuiabá e o MP entrou com uma ação na Justiça e cancelou tudo, faltando 4 horas. Inviabilizando todas as provas.  Já aprovamos a vaquejada e precisamos aprovar algo que regulamente essas tradições e culturas brasileiras. Eles querem aparecer, eles fazem isso para dar entrevistas. O juiz foi provocado a dar essa decisão. É lamentável que isso aconteça”, criticou.

O deputado estadual Faissal Calil (PV), que é o autor da Lei da Semana do Cavalo, gravou um vídeo para expor o seu apoio.  “Eu sei o quanto esses animais são bem tratados e que envolve a economia local. Então eu apoio ao esporte equestre”, opinou.

O deputado Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, citou o projeto do deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), PL- 17/2019- que está na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, que institui normas e critérios sobre a prática esportiva equestre de forma a garantir o bem-estar dos animais.

“Sou conhecedor e incentivador do esporte. Esse esporte é a cara de Mato Grosso, que é um Estado agrícola e da pecuária. Estou junto com meu amigo Dilmar Dal’Bosco para regulamentar esse esporte, que faz com que nossas crianças tenham uma criação sadia junto aos animais. Também tenho que citar a Equoterapia, que ajuda no tratamento de crianças das APAES -  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais”, comentou.

Os deputados Thiago Silva (MDB) e João Batista (Pros) também manifestaram apoio ao esporte.

“Sou mais um defensor da causa aqui na Assembleia. Sou nordestino e apreciador das vaquejadas. Diferente de como era antigamente, hoje existe segurança e cuidados aos animais, o que não víamos antigamente”, concluiu.
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Apolinário Sousa Nery 05/06/2019 às 00:00

    E falta de que fazer ir atrás de bandidos eles não vão .mais atrás de quem está no esporte onde só tem pessoas honrada eles vem para atrapalhar .isto e Brasil vamos mudar

 
Sitevip Internet