Cuiabá, segunda-feira, 16/09/2019
08:23:05
informe o texto

Notícias / Cidades

05/06/2019 às 16:30

Pantanal Shopping incentiva ações sustentáveis com abertura de visitação ao projeto de Sustentabilidade

Visitas Guiadas permitirão que grupos de até 30 pessoas visitem o projeto Sustentabilidade Transforma

Leiagora

Pantanal Shopping incentiva ações sustentáveis com abertura de visitação ao projeto de Sustentabilidade

Foto: Divulgação

Considerado um dos maiores centros comerciais e de alta circulação no Mato Grosso, o Pantanal Shopping assumiu uma gestão sustentável e quer envolver a comunidade nos seus projetos de sustentabilidade. Para isso, o empreendimento abre as suas portas e inicia visitas guiadas com escolas, vizinhos e frequentadores com o projeto "Sustentabilidade Transforma”.

Segundo o superintendente do Pantanal Shopping, Giuliano Bragaglia, o centro de compras investe em projetos de sustentabilidade, pois além de reduzir o impacto ambiental, reforça o pilar de responsabilidade social do empreendimento e da Ancar Ivanhoe, administradora do shopping.

“Queremos utilizar a relevância do nosso shopping para a comunidade e falar com a população cuiabana e conscientizá-la. Afinal, somos agentes transformadores da sociedade e temos um compromisso com a comunidade que nos cerca”, aponta.

Giuliano explica que para agendar a visita basta acessar o site www.pantanalshopping.com.br ir na landing page sustentabilidade (sustentabilidade.pantanalshopping.com.br) e entrar em contato com a equipe do centro de compras. No local ainda é possível encontrar informações sobre todas as ações de sustentabilidade realizadas pelo equipamento.

“As visitas ocorrerão duas vezes na semana, com o grupo de no máximo 30 pessoas. Os participantes serão recebidos com uma pequena apresentação sobre o projeto e percorrerão as dependências do equipamento conhecendo as diferentes ações”, explica.

Visita guiada

O tour iniciará com a ida a praça de alimentação, em que os participantes verão como é feita a separação do lixo e a coleta de óleo de cozinha dos restaurantes. Em seguida, andarão pelo shopping e verão os coletores de lâmpadas, pilhas e baterias, além do recém instalado tapume sustentável - ponto de descarte de latas, papelão, plástico, pilhas e baterias, óleo de cozinha e capsula de café - voltado para clientes e lojistas.

Os visitantes também conhecerão como o centro de compras reutiliza cerca de 600 mil m³ de água todo mês água. Hoje, o equipamento aproveita a água do sistema de ar-condicionado para uso em descargas, lavar calçadas, além de regar os jardins do paisagismo. 

Depois, os participantes irão até a área de reciclagem e conhecerão como é segregado os resíduos orgânicos dos recicláveis. O Pantanal Shopping é o centro de compras do grupo Ancar Ivanhoe, que mais recicla lixo no país. Ao todo, são 60 toneladas de lixo por mês reutilizados. O lixo recolhido é coletado por um caminhão e encaminhado a uma cooperativa para reciclagem.

O passeio continua com a ida as duas hortas que o empreendimento mantém. Elas estão localizadas no telhado e na doca e juntas possuem mais de 250m² e produzem  cerca de 1.200 verduras e hortaliças por mês. Entre elas estão: cebolinha, coentro, salsa, berinjela, pimenta de cheiro, tomate cereja, tomate, pimentão, hortelã, alface, alface roxo, rúcula e couve. Todos os itens colhidos são destinados aos colaboradores do shopping e lojistas que contribuem cedendo mudas para o replantio.

“Demonstramos que toda a horta foi construída por meio do reaproveitamento de materiais inutilizados pelo shopping: cones e paver do estacionamento, vasos de plantas do paisagismo, lixeiras do equipamento, resto de tubulações e estrutura de aço. Além disso, uma pequena parte do lixo orgânico e restos de folhas do paisagismo do shopping são utilizados na compostagem, processo que provoca a decomposição da matéria orgânica. O lixo reciclado é então utilizado como adubo para a horta orgânica”, conta o superintendente do Pantanal.

Para o colaborador de conservação e limpeza do shopping, Anderson Barros de Santos, o trabalho com as hortas é gratificante. “Adoro aquele momento após a colheita em que todos levam para casa as verduras e hortaliças de qualidade, sem agrotóxicos. E agora, a população poderá conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho e quem sabe se sintam incentivados a fazer uma pequena horta em casa”, diz.

Carbono Zero

Além das visitas guiadas, o centro de compras também é pioneiro aos ser o primeiro shopping do Brasil a aderir ao Programa Forest Friend de Sustentabilidade. A parceria permite a compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) – também chamados de CO2 – de equipamentos, veículos utilizados pelo shopping, lixo, colaboradores, energia, gás, entre outros, por meio da compra de créditos de floresta do Programa Brasil Mata Viva (BMA).

“Abraçamos o programa que vai de encontro com o projeto Sustentabilidade Transforma com o objetivo de reduzir os impactos ambientais gerados pelo equipamento pensando nas atuais e futuras gerações. Nesta primeira fase do projeto, serão 86 toneladas de crédito que o shopping irá compensar. Uma medida que ajuda a preservar a Floresta Amazônica e ao mesmo tempo compensam emissões de CO2”, diz Giuliano.

O Pantanal Shopping ainda traz outro ambiente diferenciado: o Espaço Sustentável, um projeto volante de 64 m2, que foi setorizado para conscientizar o público de forma lúdica e divertida. Segundo as arquitetas responsáveis pela loja, Ane Elise Caixeta Mateus e Yasmin Vanessa Dantas, a loja foi projetado com materiais reciclados ou de reuso, o que traz o contraste entre o estilo industrial e elementos artesanais, a fim de transmitir uma atmosfera criativa e sustentável.

“Procuramos trazer um ambiente atrativo, mas ao mesmo tempo aconchegante para aqueles que querem fazer uma parada seja para descansar, recarregar a bateria do celular ou usar o ambiente do cooworking. Para que isso aconteça, é possível conferir já na vitrine os displays informando todas as ações sustentáveis desenvolvidas pelo shopping, além de vídeos que falam sobre o plantio de hortaliças cultivadas na horta do empreendimento. O ambiente também conta com um espaço para relaxar, tirar fotos, poltronas e tomadas para recarga de baterias. Além de um espaço de cooworking, com área disponível para trabalho e reuniões”, conta Ane Elise.

A estudante, Rosana Rocha, se impressionou com todas as ações realizadas apresentadas na loja sustentável. “Realmente não tinha ideia do projeto de sustentabilidade que o shopping desenvolve. Gostei bastante do tapume, pois muitas vezes não sabemos como descartar corretamente pilhas, baterias e até mesmo a cápsula de café. Agora já sei para onde trazer”, afirma.
Da assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet