Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
22:21:43
informe o texto

Notícias / Geral

06/06/2019 às 09:57

Prefeitura realiza três Audiências Públicas para apresentar LDO e LOA para exercício 2020

O objetivo é estabelecer as diretrizes, prioridades e metas da Administração Municipal com a participação popular

Leiagora

Prefeitura realiza três Audiências Públicas para apresentar LDO e LOA para exercício 2020

Foto: Assessoria

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande está elaborando a Lei de Diretrizes Orçamentaria – LDO-2020 e Lei Orçamentaria Anual – LOA-2020. Para tanto, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, serão realizadas três Audiências Públicas, entre os dias 26 à 28 de junho, tornando assim o Orçamento Participativo, conforme preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo o secretário Municipal de Planejamento, Edson Roberto Silva a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, tem como objetivo estabelecer as diretrizes, prioridades e metas da administração, orientando a elaboração da proposta orçamentária de cada exercício financeiro, formado pelos orçamentos fiscal, de investimento das empresas e da seguridade social, compatibilizando as políticas, objetivos e metas estabelecidos no Plano Plurianual e as ações previstas nos orçamentos para a sua consecução, promovendo, em prazo compatível, um debate sobre a ligação e a adequação entre receitas e despesas públicas e as prioridades orçamentárias.

“Essas audiências, são instrumentos de transparência de gestão fiscal no Município, onde haverão debates com a sociedade civil organizada e população. Durante o processo de elaboração do Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA , estarão contidas em tempo hábil, conforme legislação. Por isso a realização dessas audiências são de grande importância para as ações de trabalho para o plano de governo em 2020, onde serão apresentadas todas as ações e serviços planejados para 2020, de todas as secretarias, os valores, visando mostrar a transparência da aplicação dos recursos públicos”, salienta o secretário Edson Roberto da Silva.

Ainda como explica o secretário serão disponibilizados os documentos no site da prefeitura, com as peças orçamentárias, a fim de consulta pública, e no ato de cada Audiência Pública será explicado passo a passo sobre os investimentos públicos e sua aplicação. “Pois quem ganha com a transparência é a cidade, o que vai permitir novos investimentos nas várias áreas da Administração Pública principalmente as de infraestrutura, a continuidade do programa de Aceleração do Crescimento –PAC, novas obras nas áreas fundamentais como Saúde e Educação, entre tantas outras ações importantes para o crescimento socioeconômico de Várzea Grande”, afiança o secretário.

Como explica ainda Edson, elaborada anualmente, a LOA busca concretizar algumas das previsões constantes no Plano Plurianual. Para atingir esse objetivo, a LOA programa suas ações com base nas prioridades propostas pela LDO. “Em seu texto, a LOA define todas as receitas e fixa todas as despesas referente ao seu respectivo exercício fiscal. Como o PPA e a LDO, também está submetida à Lei de Responsabilidade Fiscal que recomenda critério por parte do gestor e da Câmara de Vereadores, em detrimento as escolhas das prioridades do município”.

Confira a programação das Audiências Públicas:

DIA: 26/06/2019

LOCAL: Auditório da Câmara Municipal

HORÁRIO: 09:00h ÀS 11:30h

ENDEREÇO: Av. Alzira Santa, nº 1.741.

BAIRRO: Água Limpa

 

DIA: 27/06/2019

LOCAL: Rotary Clube

HORÁRIO: 09:00h ÀS 11:30h

ENDEREÇO: Rua Mário Machado, Nº 600

BAIRRO: Cristo Rei

 

DIA: 28/06/2019

LOCAL: Centro Educacional Abdala José de Almeida

HORÁRIO: 09:00h ÀS 11:30h

 
Direto de Várzea Grande, Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet