Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
09:01:55
informe o texto

Notícias / Política

06/06/2019 às 14:41

Deputado pede celeridade para votação de projeto que regulamenta esporte equestre em MT

Urgência se justifica após liminar que proibiu realização de Prova de Laço durante uma das provas na Semana do Cavalo

Fernanda Leite

Deputado pede celeridade para votação de projeto que regulamenta esporte equestre em MT

Foto: Assessoria

Autor de um projeto que regulamenta o esporte equestre em Mato Grosso, o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (6) para pedir dispensa de pauta e  acelerar a tramitação do Projeto de Lei 017/2019.

Leia mais sobre: Políticos de MT recriminam decisão do MP que 'barrou' esporte equestre no Haras Twin Brothers

O pedido do parlamentar ocorre após o Ministério Público Estadual (MPE)  ‘barrar’ na Justiça uma das modalidades realizadas na 7ª Semana do Cavalo, ocorrida na semana passada, no Haras Twin Brothers, o laço em dupla e técnico. O argumento, maus-tratos aos animais. 

Conforme o projeto, fica; “instituido normas e critérios sobre a prática esportiva equestre de forma a garantir o bem-estar dos animais” em Mato Grosso. A dispensa foi requerida depois que o Ministério Público Estadual (MPE) conseguiu uma liminar na justiça que proibiu a realização das Provas de Laço durante a 7ª Festa do Cavalo, realizada semana passada em Cuiabá. O objetivo do parlamentar é que até o dia 18, quando os praticantes da modalidade preparam uma mobilização até a Assembleia, a matéria possa ser votada em redação final.

“As provas com cavalo fazem parte do patrimônio histórico e cultural. Estão nas raízes de Mato Grosso e, mais do que lazer, são importantes para a economia estadual, pois movimentam a economia e geram emprego a milhares de pessoas. Nosso objetivo é regulamentar a prática esportiva para garantir a manutenção do esporte e a saúde dos animais, que, com a tecnologia que existe atualmente, comprovadamente não passam por sofrimento”, destacou Dal Bosco.

 Na legislatura passada, o projeto de Dal Bosco chegou a ser aprovado pela Assembleia, mas foi vetado pelo ex-governador Pedro Taques e o veto foi mantido no Parlamento. “Agora reapresentamos o projeto, pois acreditamos que é o melhor a ser feito. Com a dispensa de pauta, devido à urgência que o caso requer, acredito que vamos conseguir a aprovação novamente com os deputados e também que o governador Mauro Mendes, com a sensibilidade que tem, vai sancioná-lo”, declarou o deputado. A matéria já está em análise na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto.

Após emissão do parecer, vai para primeira votação em plenário. O texto aponta as formas de acondicionamento e transporte dos animais, obriga acompanhamento veterinário, proíbe o doping, além de outras normas para as boas práticas na realização de eventos esportivos.

“O intuito é promover e difundir os esportes equestres e ao mesmo tempo garantir o bem-estar do animal junto ao público e aos participantes dos eventos, que envolvam concentração e apresentação de animais, de modo que em todos os eventos o bem-estar dos animais seja uma prioridade. Por isso, a importância de garantir boas estruturas para a realização de eventos equestres, garantindo segurança ao público e aos animais evitando situações que possam colocar qualquer um em risco”, justificou. (Com informações da assessoria). 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Angelo Brunetta 07/06/2019 às 00:00

    Se em Mato Grosso chegar a nevar, vai ter quem defenda que não possa ser feito boneco de neve, esquiar e nem pisar na neve, pois estaria deformando a sua forma original.

 
Sitevip Internet