Cuiabá, terça-feira, 12/11/2019
20:29:02
informe o texto

Notícias / Mundo

07/06/2019 às 08:11

Putin: próximo premiê britânico deve esquecer morte de ex-agente duplo

O episódio empurrou os laços entre Londres e Moscou para o pior estado desde o fim da Guerra Fria

Leiagora

Putin: próximo premiê britânico deve esquecer morte de ex-agente duplo

Foto: (Arquivo/José Cruz/Agência Brasil)

O presidente russo, Vladimir Putin, disse ontem (6) esperar que o próximo primeiro-ministro do Reino Unido esqueça o envenenamento de um ex-agente duplo na Inglaterra no ano passado para melhorar as desgastadas relações entre os dois países.

O envenenamento de Sergei Skripal e de sua filha Yulia, em Salisbury, com um agente nervoso levou a uma onda de expulsões diplomáticas e reprimendas. O episódio empurrou os laços entre Londres e Moscou para o pior estado desde o fim da Guerra Fria.

Procuradores britânicos desde então acusaram formalmente dois oficias de inteligência militar russa, conhecidos pelos pseudônimos de Alexander Petrov e Ruslan Boshirov, de tentativa de homicídio, na ausência dos dois, embora o Kremlin tenha repetidamente negado envolvimento russo.

Ao falar à imprensa nos bastidores de um fórum econômico em São Petersburgo, Putin disse esperar que quem quer que seja o sucessor de Theresa May no cargo de primeiro-ministro enxergue o que ele descreveu como uma visão mais ampla e supere o incidente de Skripal.

May deve sair do cargo em breve após fracassar em convencer o parlamento a apoiar o acordo para a retirada do Reino Unido da União Europeia (UE). O Partido Conservador, do governo britânico, está no processo de escolha de seu sucessor.

"Quando tudo for dito e feito, precisaremos virar essa página relacionada a espiões e tentativas de assassinato", disse Putin.

O presidente russo descreveu Sergei Skripal, um ex-coronel da inteligência do exército russo que traiu dezenas de agentes ao trabalhar para o serviço secreto britânico MI6, como um espião de Londres.

 
Direto de Moscou, Vladimir Soldatkin, Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet