Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
06:30:45
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

07/06/2019 às 15:34

Vazio sanitário da soja começa na próxima semana em MT

Bruno Bortolozo

Vazio sanitário da soja começa na próxima semana em MT

Foto: Reprodução

Começa na próxima semana, no dia 15 de junho, o vazio sanitário da soja em Mato Grosso. Durante o período, que se estende até o dia 15 de setembro, as plantas de soja vivas ficam proibidas de serem cultivadas ou germinadas.

A Instrução Normativa Conjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e o Instituto de Desfesa Agropecuária (Indea) existe desde 2006 no estado, com o objetivo de reduzir o fungo Phakopsora pachyrhizi na entressafra  e impedir que a ferrugem asiática apareça na safra seguinte.

Na temporada 2018/2019, 12.694 propriedades com área plantada de soja foram cadastradas no Indea. São 8,7 milhões de hectares de área.

Ao começar o período do vazio, a meta é fiscalizar 60% das propriedades, a fim de que seja não seja constatada a presença de nenhuma planta de soja.

Isso porque o fungo causador da ferrugem asiática precisa de um hospedeiro vivo para se desenvolver e se multiplicar. Quando as plantas de soja são eliminadas, o ciclo do fungo é quebrado e reduz a quantidade de esporos no ambiente.

A doença causa a desfolha precoce da planta, fazendo com que os grãos não se formem por completo e isso consequentemente afeta a produtividade, que se torna menor.

Quem descumprir o período do vazio sanitário pagará multa, conforme o Indea, de 30 Unidade Padrão Fiscal (UPF), cerca de R$ 4,2 mil, mais 2 UPF por hectare de planta não eliminada.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet